Mineração do Bitcoin: como funciona a escassez digital programada das criptomoedas

calendar_month 26/01/2024

A mineração de Bitcoins é um processo fundamental para a existência e segurança da criptomoeda. Neste episódio do Cortes Talkenização, Rafaela Romano explora um pouco deste mecanismo, como ele funciona e para que serve.

No mundo digital, o conceito de escassez sempre foi um grande desafio, pois é fácil duplicar arquivos e criar dinheiro virtual ilimitado. No entanto, a tecnologia blockchain, na qual o Bitcoin é baseado, resolve esse problema por meio da mineração.

Além de garantir a veracidade das transações, a mineração também é responsável por criar novas unidades de Bitcoin. Após encontrar um número específico, chamado de “nonce“, um minerador é recompensado com as criptomoedas. Esta recompensa é o incentivo para que os mineradores continuem a participar da rede.

A dificuldade para encontrar o nonce correto é ajustada de acordo com a quantidade de computadores participantes da rede. Quanto mais máquinas estiverem minerando, mais rápido o número é encontrado. É como uma loteria, onde a chance de acertar o número correto é muito pequena, mas a recompensa é valiosa.

Em resumo, a mineração de BTC é essencial para garantir a segurança, veracidade das transações e a escassez digital do Bitcoin. Neste vídeo, vamos explorar todos esses aspectos e entender melhor como funciona esse processo fundamental para a criptomoeda mais famosa do mundo.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece? Siga a Liqi nas redes sociais!

➜ Site: https://www.liqi.com.br

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter semanal: https://lps.liqi.com.br/newsletter

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.