Como os tokens estão mudando o ecossistema financeiro como um todo? Por Daniel Coquieri

calendar_month 05/01/2023

Aqui é o Daniel Coquieri, CEO da Liqi! Você já pensou qual é, de fato, o impacto da tecnologia Blockchain e dos tokens no mercado financeiro e de capitais? 

Dá uma olhada nesta imagem compartilhada abaixo e pense nas possíveis mudanças de conceito e negócios.

blockchain como infraestrutura tokens mudando o ecossistema financeiro

Vou tentar explicar!

Participantes do ecossistema financeiro

Do lado esquerdo, temos empresas e ativos que precisam acessar capital. Do lado direito, temos investidores, como você, que precisam aportar seu dinheiro em bons ativos.

Entre eles, hoje em dia, temos toda a infraestrutura atual do mercado de capitais. Não vou dar destaque para a atual infraestrutura, porque ela já é velha, ultrapassada e só temos uma única certeza: vai mudar!

Pense que a Blockchain pode ser (e já está sendo) essa nova infraestrutura! Na imagem, podemos ver que as regras dos ativos, regras de distribuição, regras de liquidação e auditoria passam a estar dentro da Blockchain, ora representada por tokens e aplicações.

Distribuição, liquidação e regulação

Agora, para distribuir e liquidar essas operações nesta nova infraestrutura, também precisamos colocar o dinheiro que, atualmente, está no sistema dos bancos na mesma infraestrutura

Hoje, podemos fazer isso através de uma stablecoin lastreada no real. Amanhã, quem sabe, através de toda uma agenda do Banco Central, o Real Digital (CDBC).

Quando se trata das regulações e da segurança para o mercado, podemos ter um custodiante (trust) regulado dando toda a segurança para a existência dos ativos e as regras de estruturação. Esse custodiante seria responsável por emitir os tokens e cuidar das regras na Blockchain.

Plataformas de distribuição

Do lado das plataformas de distribuição de ativos, elas estariam conectadas na nova infraestrutura da Blockchain, interagindo com as regras do ativo através de Smart Contracts de uma forma segura, transparente, imutável.

Tudo isso sem a necessidade de uma plataforma confiar na outra e assim sucessivamente. Todas as regras estão na Blockchain. E a Blockchain não muda!

Alguns exemplos de regras que podem estar na Blockchain são: cálculos de juros, índices, regras de distribuição/pagamento, entre muitas outras.

No final, o token funciona como a interface (pública, segura e imutável) para que todos os participantes possam interagir com a operação sem a real necessidade de um intermediador entre eles.

E, indo além, quem sabe no futuro um investidor não precisará depender de uma plataforma de distribuição, mas com sua própria wallet poderá interagir com essas operações de forma direta. Talvez muitos aqui possam afirmar que isso já existe e tem um nome: DeFi.

O importante é começar

Enfim, esse desenho é apenas uma visão de futuro que ainda precisa ser muito validada, construída, executada e, principalmente, melhoradaMas, na Liqi Digital Assets, acreditamos que é o começo!

E acreditamos que token oco (sem Smart Contracts ou apenas vitualizados) e Blockchain apenas como livro de registro não têm muito valor para o mercado o qual queremos inovar.

P.S.: Imagens das empresas que foram utilizadas nesta visão não possuem nenhuma autorização ou afirmação de que elas irão ou já concordam com esta visão. É apenas ilustrativo para facilitar o entendimento!

P.S. 2: Esta visão está bem simplificada, justamente para começar a facilitar o real entendimento do que seria a Blockchain como infraestrutura. Visão bem macro.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto? Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ Youtube: https://www.youtube.com/c/LiqiDigitalAssets

➜ Blog: https://bit.ly/3yLX6Xo

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqibr/

➜ Facebook: https://www.facebook.com/LiqiDigitalAssets/

➜ Newsletter: https://bit.ly/3RlNI46

Aproveite para conhecer o nosso site!

https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.