token de renda fixa, tokens de antecipação de recebíveis, tokens de recebíveis, investimento, por que investir

Tokens de recebíveis: saiba as vantagens deles sobre outros produtos de renda fixa!

calendar_month 14/10/2022

Quando pensamos em investimentos e criptoativos, logo surge na cabeça de diversas pessoas a ideia de altos riscos, volatilidade e outras coisas que apenas quem possui o perfil de investidor arrojado (ou agressivo) estaria disposto a arriscar. Mas não é exatamente assim. Sabia que existem oportunidades de renda fixa no universo cripto, como os tokens de recebíveis?

Você precisa conhecer esse novo universo caso esteja mais acostumado a tipos mais seguros de investimentos!

O que é a renda fixa?

A renda fixa é aquele tipo de investimento que é previsível, seja ele pré-fixado (quando você já sabe o que vai ganhar ao investir) e o pós-fixado (em que você não saberá quais serão seus ganhos, mas existirá um conjunto de regras e critérios, como os indicadores de inflação ou juros, por exemplo, que irão te dar uma previsibilidade de ganhos).

Esse tipo de investimento é considerado mais “seguro”, uma vez que, por ser previsível, não expõe o investidor a grandes riscos (o que não significa que eles não existam. Sempre gosto de frisar que qualquer tipo de investimento está sujeito a riscos).

Se usarmos como base a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, elevada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central em agosto de 2022, os rendimentos brutos de alguns dos principais tipos de investimentos ficam da seguinte forma:

  • Poupança nova: 6,17% rendimento bruto / 6,17% rendimento líquido / 6% inflação / 0,16% rendimento real;
  • Poupança antiga: 6,17% rendimento bruto / 6,17% rendimento líquido / 6% inflação / 0,16% rendimento real;
  • Tesouro Selic: 13,65% rendimento bruto / 10,92% rendimento líquido / 6% inflação / 4,64% rendimento real;
  • CDB banco médio: 15,7% rendimento bruto / 12,56% rendimento líquido / 6% inflação / 6,19% rendimento real;
  • CDB banco grande: 10,24% rendimento bruto / 8,19% rendimento líquido / 6% inflação / 2,07% rendimento real.

Mas você sabia que os tokens de antecipação de recebíveis (um dos tipos de tokens disponíveis no mercado) podem se enquadrar como investimentos de renda fixa?

A antecipação de recebíveis é um recurso utilizado frequentemente pelas mais diferentes empresas e tipos de negócios, como, por exemplo, os recebíveis imobiliários. Essa prática propicia liquidez imediata e, em contrapartida, aqueles que providenciaram o capital contam com um retorno advindo de uma porcentagem calculada em cima do investimento, geralmente, pré-acordada.

O token de antecipação de recebíveis é muito similar ao empréstimo formal. Você garante certo valor para o emissor do token, determinado a partir do mínimo requerido pelo projeto.

Depois disso, dentro de um período também pré-estabelecido, você tem o direito de receber o seu dinheiro de volta com o adicional dos juros ou de deságios que foram estabelecidos no processo de emissão do token.

Por que escolher os tokens de recebíveis como opção de renda fixa?

A tokenização permite que você faça bons investimentos sem a necessidade de muitos intermediários no meio do caminho e que você tenha os seus rendimentos de forma mais rápida que os investimentos tradicionais de renda fixa.

Tomando como exemplo o SB Token 39 na Liqi: o rendimento é de 1,3% ao mês e você receberia em 1x até 17/11/2022!

Quando falamos de intermediários no meio do caminho, pense que existem dois principais agentes, que são o dono do dinheiro e o dono do ativo, que deveriam ser os mais importantes.

Mas, para que esses agentes se conectem através dos produtos de renda fixa, ainda existe, hoje em dia, uma série de pessoas, instituições e uma estrutura muito pesada por trás, seja ela regulatória ou com menos tecnologia e mais processos manuais.

Isso acaba gerando mais custos no fim do dia, uma vez que todos os envolvidos no meio do caminho entre o dono do ativo e investidor acabam cobrando pelos seus serviços, o que chamamos de spread. Assim, o produto acaba ficando mais caro, trazendo menos retorno ao investidor e custando mais para o dono do ativo acessar o capital investido.

A ideia da tokenização é reduzir o número de intermediários na cadeia que não tenham um verdadeiro valor, os substituindo por eficiência de tecnologia. Com isso, sobra mais dinheiro para ser repassado ao investidor, além de uma taxa melhor para o dono do ativo.

Acreditamos que a diversificação da sua carteira de investimentos é essencial para evitar grandes perdas e maximizar seus lucros, de acordo com o seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos

Além disso, graças aos tokens, mais pessoas podem ter acesso ao mercado cripto sem precisar movimentar grandes quantias de dinheiro. É o que chamamos de democratização dos investimentos!

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.