o que são tokens de impacto, tokens, token, tokenização

Tokens de Impacto: tudo o que você precisa saber!

calendar_month 29/07/2021

Quando se trata das mudanças trazidas pela tokenização, não podemos deixar de falar deles, que são uma verdadeira inovação tecnológica do mercado financeiro: os Tokens de Impacto

Eles causam um grande impacto social e ambiental, além de gerarem lucro sustentável.

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os Tokens de Impacto.

Boa leitura!

O que são e como funcionam os Tokens de Impacto?

Se observarmos a evolução no uso do dinheiro ao longo dos séculos e milênios, faz sentido que a transformação digital tenha chegado para mudar completamente a forma como as pessoas realizam negócios.

Tudo começou com escambo, passando por dinheiro de commodities (sementes, por exemplo), metais, notas de papel, moedas fiduciárias, cheques, cartões de crédito, internet banking, até chegar aos criptoativos, como as criptomoedas e a tokenização

Sabemos que um token é uma representação digital de qualquer ativo real que tenha algum valor econômico e que possa ser negociado. Desta forma, é possível trazer para o digital os investimentos tradicionais para que todos possam ter acesso.

Os Tokens de Impacto funcionam como um simples empréstimo ou investimento em renda fixa, só que no mundo digital e democratizado, acessível para todos!

Quando pensamos em Tokens de Impacto, estamos falando daqueles tokens que representam partes digitais de ativos que têm como objetivo causar uma mudança positiva social e ambiental, além da possibilidade de oferecer retornos financeiros para os investidores. 

Se você investe em Tokens de Impacto, conta com a possibilidade de receber uma remuneração pré-estabelecida (com juros e prazos definidos) sobre os recebíveis de negócios que realizam ações voltadas para gerar impacto social e ambiental.

Segurança nas transações

Os tokens ficam armazenados nas wallets. Elas permitem a realização de transações e monitoramento dos seus investimentos. Entretanto, todos os registros (as datas das transações, quem são os detentores dos tokens, a quantidade que cada um possui) ficam registradas na Blockchain.

Um fato importante sobre a Blockchain é que ela é totalmente descentralizada. Isso significa que não existe um servidor central de armazenamento de dados, mas, sim, vários servidores que se conectam entre si.

Esses servidores estão espalhados por todo o mundo e utilizam da computação em nuvem (cloud computing) para processar, reunir e armazenar todos os blocos de informações.

A descentralização do sistema garante uma proteção a mais para todas as informações contidas ali dentro, dificultando as invasões aos dados.E garante a segurança de todo o processo de transação, seja de valores, bens, serviços ou dados confidenciais.

Quais as vantagens de investir em Tokens de Impacto?

Não importa se você é um grande ou pequeno investidor. Todos os tipos de investidores possuem a mesma possibilidade de investir nos Tokens de Impacto.

Uma das vantagens é a possibilidade do retorno financeiro e a segurança que terá com o investimento. Além disso, quando você investe em Tokens de Impacto, tem a oportunidade de fazer o bem para a sociedade, como por exemplo, financiando pequenos produtores orgânicos, empreendimentos habitacionais, projetos de energia limpa, dentre tantos outros!

Usando uma tecnologia ultra segura, os pequenos e grandes investidores têm acesso a retornos financeiros e ainda deixam um legado positivo na sociedade e no meio ambiente.

É por isso que dizemos: investir em Tokens de Impacto é a verdadeira inovação consciente e o impacto positivo na sociedade e meio ambiente!

Agora que você já sabe que os Tokens de Impacto são uma ótima opção para diversificar a sua carteira de investimentos, que tal conhecer mais do universo dos tokens? Confira o perfil da Liqi no Instagram!

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.