tokens de commodities, tokenização, token, criptoativos, mercado cripto, commodities

Tokens de commodities: entenda essa nova tendência do mercado cripto!

calendar_month 16/06/2022

A tokenização vem ganhando cada vez espaço no mercado e, hoje em dia, é possível tokenizar praticamente qualquer coisa, como, por exemplo, as commodities. Mas o que são tokens de commodities?

Neste artigo, você irá saber tudo sobre os tokens de commodities e entender mais sobre essa nova tendência do mercado cripto. Boa leitura!

O que são commodities?

Podemos traduzir a palavra “commodity” como mercadoria. E, há anos atrás, ela era utilizada exatamente para se referir a todos os tipos de mercadorias. Mas, conforme o tempo foi passando, “commodities” passou a ser utilizada como termo para se referir a mercadorias de produtos básicos de matéria-prima.

Esses produtos são elaborados em larga escala e possuem características uniformes, não apresentando qualquer tipo de diferença sobre quem ou onde foram produzidos. Entretanto, os preços das commodities são definidos de acordo com a lei da oferta e procura.

De forma geral, as commodities podem ser definidas como matérias-primas utilizadas na manufatura de outros produtos. Ou seja, elas são fornecidas para as indústrias com foco na fabricação de produtos. Podemos usar como exemplos: insumos agrícolas (milho, trigo e outros), óleo, minerais (como o minério de ferro) e petróleo são alguns tipos de commodities.

Atualmente, as commodities possuem  as seguintes características:

  • qualidade e traços uniformes de produção;
  • pouca industrialização;
  • alto nível de comercialização;
  • produtos de origem primária;
  • grande importância mundial;
  • ausência de diferenciação de marca.

É importante ressaltar que o termo “commodities” também está presente, diversas vezes, em assuntos relacionados à bolsa de valores. Isso acontece porque elas são produtos de larga escala e com muita variação em seus preços, o que acaba fazendo com que sejam vistas como investimento.

Como funcionam os tokens de commodities?

A tokenização de ativos veio para revolucionar o mercado financeiro, uma vez que torna os investimentos mais democráticos e acessíveis para um maior número de pessoas. Além da diversidade de ativos, a segurança do Blockchain garante que as operações não podem ser fraudadas ou alteradas, tornando-as extremamente seguras. Além disso, as transações podem ser feitas 24 horas por dia, 7 dias na semana e não apenas em horário comercial.

Praticamente qualquer coisa pode ser tokenizada, o que não quer dizer que tudo deve ser tokenizado. para isso, é importante analisar a natureza do ativo a ser tokenizado. E os tokens de commodities têm surgido como uma ótima opção no mercado.

Com a ajuda da tecnologia Blockchain e a estratégia correta, as commodities podem e devem ser tokenizadas. Para isso, é preciso fazer um extenso estudo sobre a economia em volta da commodity tokenizada, mapear o mercado dela e elaborar um plano concreto e claro como guia da operação, além, é claro, de ficar de olho na concorrência para não acabar oferecendo mais do mesmo

Um exemplo é o Digix Gold Token (DGX), que é uma forma de negociação digital do ouro, em que cada token representa uma grama do metal precioso, representando barras de ouro reais guardadas em cofres. Entretanto, ao contrário do ouro comum, esses tokens são leves, facilmente divisíveis e quase impossíveis de serem roubados.

Além do ouro, outros potenciais produtos que podem se tornar tokens de commodities – e existem esforços para que a tokenização ocorra – são o petróleo bruto, eletricidade e até mesmo bananas!

Esperamos que você tenha entendido mais sobre como funcionam os tokens de commodities. Se quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.