Daniel Coquieri (CEO da Liqi) explica o que são tokens programáveis, para que eles servem, como eles trazem mais eficiência operacional para o mercado de capitais, o impacto no DvP e os projetos atuais de soluções blockchain da Liqi.

Casos de uso do Token Programável no mercado financeiro

calendar_month 13/09/2023

Daniel Coquieri (CEO da Liqi) explica o que são tokens programáveis, para que eles servem, como eles trazem mais eficiência operacional para o mercado de capitais, o impacto no DvP e os projetos atuais de soluções blockchain da Liqi.

Olhando para a blockchain como infraestrutura, os tokens não são apenas uma representação digital de um ativo, ele pode ser muito mais. Um token pode carregar dentro dele uma série de informações do ativo e regras daquela operação.

As programações podem incluir regras de liquidação, de distribuição, de ativos que podem estar presentes, as estruturas da operação e muito mais. Operações financeiras são uma combinação de regras, ativos e dinheiro e tudo isso pode passar pela tokenização trazendo mais eficiência.

Um bom exemplo é o TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditorios), dentro dele há vários contratos inteligentes programados na blockchain que se comunicam entre si.

O mercado de capitais é formado por diversos prestadores de serviços em diferentes camadas, de maneira que as informações ficam fragmentadas, diminuindo a eficiência operacional e aumentando os custos. Isso acontece para que haja segurança nas operações.

As vantagens dos tokens programáveis é a possibilidade de substituir alguns prestadores de serviços, por meio da automatização a partir da tecnologia blockchain (que é imutável e com alto grau de auditoria).

Assim, se oferece mais eficiência para as operações, custos mais baixos e melhor experiência para os investidores, emissores de ativos e reguladores, como a visibilidade em tempo real.

Para entender os casos de uso real, vale a pena visitar a plataforma da Liqi onde todos os tokens são programáveis com mais de R$70 milhões tokenizados em crédito, incluindo todas as regras no contrato inteligente.

Hoje nem todas as empresas aplicam a tecnologia para a tokenização com os tokens programáveis. O grande problema nisso é que na interoperabilidade entre plataformas, um token não programado não leva as informações consigo, e fica necessário adicionar intermediários para adicionar e validar as informações, o que geralmente ocorre de modo manual.

No mercado secundário, é um grande ganho os tokens serem programados, porque as informações param de estar em plataformas para estar em uma infraestrutura única que diferentes instituições podem acessar e se relacionar por meio dela.

O Real Digital (Drex) é uma peça fundamental para a economia tokenizada, porque o mercado financeiro passa a utilizar uma mesma infraestrutura incluindo uma moeda de liquidação, para pagar os participantes, que também consegue participar dela. E a questão mais importante é ser uma moeda confiável, de responsabilidade do Banco Central.

Entenda tudo isso e muito mais nesse episódio com boas explicações sobre o desenvolvimento de um mercado financeiro mais eficiente, tecnológico e inovador!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br

Outros artigos

O que já foi testado no Drex e quais são os próximos passos? | João Gianvecchio

João Gianvecchio apresenta os resultados iniciais dos testes do Drex conduzidos pelo Banco Central com 16 participantes. Nesta primeira fase, os...

08/11/2024

Saiba mais
O surgimento da tokenização no Brasil e a resposta inicial da CVM; Definindo “Tokenização” e o Parecer de Orientação 40; Desafios regulatórios iniciais; Quais são as vantagens da tokenização para a CVM?; Desafios regulatórios atuais; Revisão da Normativa 88 de Crowdfunding; Resolução de problemas estruturais no mercado financeiro; Estruturação interna e o comitê de governança CRIA; Cooperação com o Banco Central e o Drex; Mecanismos de proteção ao investidor; Como lidar com o equilíbrio entre proteção e inovação?; O papel da tokenização no futuro do mercado de capitais; Tendências globais e o potencial do Brasil como líder em tokenização

CVM explica sua visão sobre a tokenização e o futuro do mercado de capitais

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil vem desempenhando um papel fundamental na criação de uma estrutura regulatória que suporte a...

06/11/2024

Saiba mais
Ilustração abstrata combinando elementos de papelada, calculadora e correntes, simbolizando a emissão de notas comerciais, fluxo financeiro e tokenização de nota comercial na blockchain

O Guia da Nota Comercial: o que é, como funciona e por que investir?

A nota comercial é um título de crédito emitido por empresas para captar recursos no mercado de forma ágil e eficiente.  Este tipo de...

28/10/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.