token de governança, criptoativos, mercado cripto, governança, tipo de token

Token de Governança: saiba tudo sobre ele!

calendar_month 12/05/2022

A tokenização ganha mais popularidade no mercado cripto a cada dia, isso já não é segredo para ninguém. Entretanto, existem diversos tipos de token, como os de equity, de pagamento, security, NFTs… E, hoje, falaremos mais sobre o token de governança.

Continue lendo para saber tudo sobre esse tipo de token e como ele se relaciona com as DAOs. Boa leitura!

O que é o token de governança?

Podemos entender o token de governança como um tipo de token que permite a quem o possui contribuir com a organização responsável pela emissão dele de forma direta. A contribuição ocorre através de votações, que podem ser voltadas para diversas decisões, como, por exemplo, parâmetros e atualizações de protocolos.

Os tokens de governança estão relacionados diretamente à forma inovadora de governança organizacional, então não ganham o destaque que deveriam como outros tipos de tokens. A sua grandiosidade passa, muitas vezes, despercebida.

Eles ainda jogam luz à reflexão acerca de modelos organizacionais tradicionais, que são, por sua vez, hierárquicos e centralizadores, diferentes de novos modelos que vêm surgindo, como a DAO.

Qual o papel do token de governança nas DAOs?

Nas DAOs, por serem organizações autônomas descentralizadas (decentralized autonomous organizations, de acordo com a sigla), O funcionamento irá depender dos objetivos da comunidade, que irá programá-la e adaptá-la de acordo com eles. Assim, o código é escrito no formato de Smart Contracts, que fornecem à comunidade um tipo de mecanismo de governança.

Além disso, os membros da comunidade utilizam o token de governança para votar em decisões tomadas pela DAO, como, por exemplo, a alocação de fundos. Caso existam muitas DAOs, o peso do voto de um membro pode variar de acordo com o quanto ele contribuiu financeiramente para o projeto. Desta forma, o resultado pode ter como base o grau de participação, além da preferência de voto.

Se você possui tokens de governança, pode votar em vários tipos de decisões, dependendo da organização, como, por exemplo:

  • Percentuais de remuneração para quem é provedor de liquidez nas corretoras descentralizadas;
  • Quais tokens podem ser usados como colateral;
  • Quantidade de tokens novos que podem ser distribuídos.

Graças à tecnologia Blockchain, diversos novos modelos de negócios e soluções foram criadas, estando alinhados com o objetivo principal dela: ser colaborativa, segura, transparente e descentralizada.

É aí que o token de governança brilha. É ele que será responsável por garantir, de forma segura, a interação de grupos de pessoas para “definir o futuro” das organizações, sem a necessidade, teoricamente, de pessoas em posições hierárquicas altas.

Esse tipo de token possui algum risco?

Sempre batemos na tecla de que qualquer tipo de investimento não está livre de riscos. E o token de governança não é diferente.

Os protocolos Defi possuem diversos serviços que se assemelham aos já existentes no mercado tradicional, como, por exemplo, o sistema de empréstimo de bancos. A grande diferença é que os bancos contam com as regulamentações e auxílios do governo.

Mas até mesmo eles podem quebrar diante de momentos de crise. Imagine no mercado cripto, que ainda é bastante recente e conta com mais oscilações todos os dias? Também está sujeito a falhas.

Para evitar grandes perdas, comece testando e comprando os tokens aos poucos, além de estudar o mercado. Diversificar a carteira também é essencial para que você não sofra prejuízos quando alguma crise surgir.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o token de governança e a sua grande importância para as organizações descentralizadas autônomas. 

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.