token de governança, criptoativos, mercado cripto, governança, tipo de token

Token de Governança: saiba tudo sobre ele!

calendar_month 12/05/2022

A tokenização ganha mais popularidade no mercado cripto a cada dia, isso já não é segredo para ninguém. Entretanto, existem diversos tipos de token, como os de equity, de pagamento, security, NFTs… E, hoje, falaremos mais sobre o token de governança.

Continue lendo para saber tudo sobre esse tipo de token e como ele se relaciona com as DAOs. Boa leitura!

O que é o token de governança?

Podemos entender o token de governança como um tipo de token que permite a quem o possui contribuir com a organização responsável pela emissão dele de forma direta. A contribuição ocorre através de votações, que podem ser voltadas para diversas decisões, como, por exemplo, parâmetros e atualizações de protocolos.

Os tokens de governança estão relacionados diretamente à forma inovadora de governança organizacional, então não ganham o destaque que deveriam como outros tipos de tokens. A sua grandiosidade passa, muitas vezes, despercebida.

Eles ainda jogam luz à reflexão acerca de modelos organizacionais tradicionais, que são, por sua vez, hierárquicos e centralizadores, diferentes de novos modelos que vêm surgindo, como a DAO.

Qual o papel do token de governança nas DAOs?

Nas DAOs, por serem organizações autônomas descentralizadas (decentralized autonomous organizations, de acordo com a sigla), O funcionamento irá depender dos objetivos da comunidade, que irá programá-la e adaptá-la de acordo com eles. Assim, o código é escrito no formato de Smart Contracts, que fornecem à comunidade um tipo de mecanismo de governança.

Além disso, os membros da comunidade utilizam o token de governança para votar em decisões tomadas pela DAO, como, por exemplo, a alocação de fundos. Caso existam muitas DAOs, o peso do voto de um membro pode variar de acordo com o quanto ele contribuiu financeiramente para o projeto. Desta forma, o resultado pode ter como base o grau de participação, além da preferência de voto.

Se você possui tokens de governança, pode votar em vários tipos de decisões, dependendo da organização, como, por exemplo:

  • Percentuais de remuneração para quem é provedor de liquidez nas corretoras descentralizadas;
  • Quais tokens podem ser usados como colateral;
  • Quantidade de tokens novos que podem ser distribuídos.

Graças à tecnologia Blockchain, diversos novos modelos de negócios e soluções foram criadas, estando alinhados com o objetivo principal dela: ser colaborativa, segura, transparente e descentralizada.

É aí que o token de governança brilha. É ele que será responsável por garantir, de forma segura, a interação de grupos de pessoas para “definir o futuro” das organizações, sem a necessidade, teoricamente, de pessoas em posições hierárquicas altas.

Esse tipo de token possui algum risco?

Sempre batemos na tecla de que qualquer tipo de investimento não está livre de riscos. E o token de governança não é diferente.

Os protocolos Defi possuem diversos serviços que se assemelham aos já existentes no mercado tradicional, como, por exemplo, o sistema de empréstimo de bancos. A grande diferença é que os bancos contam com as regulamentações e auxílios do governo.

Mas até mesmo eles podem quebrar diante de momentos de crise. Imagine no mercado cripto, que ainda é bastante recente e conta com mais oscilações todos os dias? Também está sujeito a falhas.

Para evitar grandes perdas, comece testando e comprando os tokens aos poucos, além de estudar o mercado. Diversificar a carteira também é essencial para que você não sofra prejuízos quando alguma crise surgir.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o token de governança e a sua grande importância para as organizações descentralizadas autônomas. 

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais
O que são Tokens? Tokens de recebíveis. Renda fixa digital. RFD MB. Mercado Bitcoin renda fixa. Investimento 2024. Investimento acima do CDI. Dica de investimento. Dica de renda fixa. Como funcionam os tokens? Tokens são criptomoedas? Investimentos na blockchain. Investimentos seguros. Investimentos sem volatilidade.

Conheça os Tokens: uma alternativa digital à renda fixa tradicional na blockchain

A renda fixa é um dos modelos mais tradicionais de investimentos de baixo risco, diretamente atrelada à Selic, a taxa básica de juros do Brasil,...

01/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.