mercado cripto, mercado de criptoativos, criptoativos, tokenização, mercado tradicional

Talkenização #Bônus 002: Kinea: as instituições tradicionais no mercado de criptoativos

calendar_month 30/11/2021

Hoje em dia, vemos uma movimentação cada vez maior do mercado tradicional em direção ao digital, principalmente quando falamos de criptoativos. Enquanto aquelas empresas que estão antenadas às novidades já saem na frente, existem também aquelas que ainda relutam em abraçar o novo, presas às suas raízes tradicionais.

Para falar mais sobre o cenário do mercado de criptoativos em relação às instituições tradicionais, o CMO da Liqi, Felippe Percigo, convida Rodrigo Zobaran, analista da Kinea, gestora de recursos do Itaú!

Qual o cenário do mercado de criptoativos?

Se a gente observar alguns anos atrás, o mercado de criptoativos era um tópico bastante nebuloso para aqueles que não eram entusiastas e para empresas mais tradicionais. Como Rodrigo fala, a velocidade do mercado de criptoativos é muito alta. Enquanto para os mercados mais tradicionais, ele é algo que acabou de ser inventado, na verdade, o Bitcoin já é “pré-histórico”, sendo criado em 2008.

E, quando pensamos na regulamentação do mercado financeiro tradicional, pensar em formas de se adaptar ao mercado cripto é um processo mais lento ainda. Até uns 2 anos atrás, ainda as regulamentações do mercado de criptoativos ainda eram bastante nebulosas, por exemplo.

Com a rede Ethereum ganhando cada vez mais destaque, nos anos de 2020 e 2021, o mercado tradicional começou a voltar os olhos para o mercado cripto. Como Rodrigo fala, eles são devagares, mas não são bobos.

Quando o mercado de criptoativos se mostra mais sólido, legítimo e certo, as empresas do mercado tradicional começam a observar com mais atenção e interesse, pensando em maneiras de fazer parte também.

Como funciona a volatilidade do mercado cripto?

A volatilidade já existe nos mercados tradicionais. Caso você ainda não entenda, a volatilidade é o quanto o valor do ativo varia de acordo com o que acontece no mercado. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar de ações da bolsa que sobem ou caem. É um tipo de volatilidade.

No mercado de criptoativos, ela existe também. É um tipo de risco de investimento que está presente em qualquer área que você queria investir. Entretanto, por ser algo novo, o mercado de criptoativos ainda sofre um pouco com a alta volatilidade.

Qual o futuro do mercado de criptoativos?

No mercado internacional, existe bastante gente que está começando a olhar o mercado e não apenas pequenas empresas, mas, sim, grandes bancos e empresas importantes do mercado tradicional.

Entretanto, apesar do alto interesse do mercado tradicional, o mercado cripto ainda está longe de ser algo desenvolvido e de todos estarem por dentro de como ele funciona. Por isso, se você já está na frente da onda, ainda terá bastante vantagens com relação até mesmo ao mercado internacional.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais
O que são Tokens? Tokens de recebíveis. Renda fixa digital. RFD MB. Mercado Bitcoin renda fixa. Investimento 2024. Investimento acima do CDI. Dica de investimento. Dica de renda fixa. Como funcionam os tokens? Tokens são criptomoedas? Investimentos na blockchain. Investimentos seguros. Investimentos sem volatilidade.

Conheça os Tokens: uma alternativa digital à renda fixa tradicional na blockchain

A renda fixa é um dos modelos mais tradicionais de investimentos de baixo risco, diretamente atrelada à Selic, a taxa básica de juros do Brasil,...

01/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.