podcast talkenização bitcoin saiba mais

Bitcoin: o que é e porque olhar para essa moeda? – Talkenização #56

calendar_month 17/01/2023

O Bitcoin é a criptomoeda mais popular no universo cripto atualmente. A sua história vem sendo construída desde 2008, com a criação do white paper por Satoshi Nakamoto, praticamente uma entidade misteriosa até os dias de hoje.

Flávia Jabur recebe Eloísa de Godoi, especialista em Bitcoins e Web3, para falar mais sobre o Bitcoin, o que é essa criptomoeda, porque ficar de olho nela e porque é a verdadeira revolução do mercado.

O que é o Bitcoin?

Podemos entender o Bitcoin (ou BTC) como um tipo de dinheiro eletrônico peer-to-peer (ponta a ponta) que não precisa de intermediários e nem de instituições financeiras ou governos para ser transferido entre pessoas.

Isso quer dizer que, na prática, duas pessoas podem enviar Bitcoins um para o outro, mesmo que estejam em países diferentes, sem a necessidade de bancos ou outros tipos de empresas para cuidar do processo.

As transações são feitas na Blockchain, uma espécie de livro contábil em que estão armazenadas todas as informações relacionadas, como a quantia de Bitcoins transacionados, quem enviou, quem recebeu e muito mais.

Essas informações são armazenadas dentro de um bloco, com registro de data e hora. De tempos em tempos, um novo bloco é criado e interligado ao anterior, criando uma cadeia de blocos imutável. A tecnologia Blockchain nasceu junto com o BTC e funciona de maneira que os próprios participantes da rede são os responsáveis por realizar as auditorias.

Por que é importante ficar de olho nessa criptomoeda?

Muitas pessoas que querem fazer parte do mercado cripto acabam, de forma equivocada, apenas focando na flutuação dos preços, nos gráficos, em ficar de olho se o Bitcoin subiu ou desceu e acabam não fazendo o que é o certo: estudar os fundamentos e entender como todo o projeto funciona.

Isso porque o mercado cripto funciona em ciclos: se você olhar toda a trajetória do Bitcoin, verá que, de tempos em tempos, ele passa por momentos de alta e momentos de baixa, mas sempre se mantém forte.

Os especialistas do mercado cripto, inclusive, acreditam que momentos de baixa, como o que estamos vivendo agora, são a hora ideal para comprar seus Bitcoins e pensar no longo prazo

É o que sempre falamos: estudar sempre o mercado cripto é essencial para ficar por dentro de todas as transformações que estão acontecendo e vão acontecer no futuro. É preciso entender sobre como realizar a custódia dos seus BTCs, usar a sua carteira, estudar sobre Blockchain e muito mais!

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto? Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ Youtube: https://www.youtube.com/c/LiqiDigitalAssets

➜ Blog: https://bit.ly/3yLX6Xo

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqibr/

➜ Facebook: https://www.facebook.com/LiqiDigitalAssets/

➜ Newsletter: https://bit.ly/3RlNI46

Aproveite para conhecer o nosso site!

https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.