Por que empresas estão tokenizando recebíveis? – Talkenização #050

calendar_month 08/11/2022

A tokenização de ativos está fazendo cada vez mais sucesso, não só entre os investidores, mas também a partir de diversas novas empresas que começam a se interessar pelas inovações, como as que os tokens de recebíveis apresentam.

Flávia Jabur conversa com Lyeverson Nogueira Alves (Vice Presidente Executivo da SB Crédito) sobre as vantagens da tokenização de ativos para os negócios, como a empresa decidiu fazer a primeira operação com tokens de recebíveis, por que essa iniciativa fez sentido e quais foram os benefícios.

Quem é a SB Crédito e por que decidiu tokenizar? 

A SB Crédito é uma empresa de soluções financeiras, que está há mais de 20 anos no mercado de securitização e possui experiência nas áreas de concessão de crédito, cobranças e recebíveis.

Sua missão é atender as empresas na solução de capital de giro para que tenham fôlego para pagar seus fornecedores, expandir, fazer novos investimentos e muito mais. 

Além disso, prestam serviços em toda a cadeia que envolva crédito ou recursos financeiros, realizando inclusive consultorias para fundos de investimentos.

Movidos pela cultura de inovação, decidiram facilitar um processo que levava muito tempo e tinha muitas etapas analógicas, acompanharam as mudanças nas operações de antecipação de cartões de crédito e descobriram a Liqi.

Dessa maneira, se aproveitaram das facilidades da tecnologia blockchain para poder melhorar os processos de antecipação e para facilitar o acesso a esses recebíveis por parte de diferentes pessoas. 

Foi a partir da tokenização que conseguiram reduzir os intermediários na cadeia e acessar capital de maneira muito mais eficaz e ágil, já que não é mais necessário contar com investidores com grandes quantias de dinheiro ou mesmo depender de FIDICs.

O que é o lastro do token de recebíveis?

Já tendo emitido mais de 70 tokens, a SB entende que os dois principais pilares da tokenização tanto para a empresa quanto para os investidores são o lastro e a liquidez.

Lyeverson, inclusive, explica de maneira simples o que é o lastro dos tokens de recebíveis: os documentos, as notas fiscais, a venda mercantil, que está por trás do token. E completa:

“A gente é muito preocupado em entregar um ativo financeiro com uma boa qualidade, performado, com todos os documentos. (…) É o que te dá segurança”

É importante que os documentos estejam todos corretos e transparentes para os investidores. Por isso, tanto Liqi quanto SB fazem questão de apresentar todas as informações nas páginas de oferta.

Desde o momento em que começaram a tokenizar, outras empresas começaram a perguntar para a SB como donos ou originadores de ativos podem tokenizar. E a empresa é muito certeira ao incentivar dizendo que estamos caminhando para a desintermediação financeira e aqueles que não acompanharem, ficarão para trás.

De que maneira a SB Crédito mitiga os riscos do investimento em tokens de recebíveis?

Todos os tipos de investimentos envolvem riscos. No caso dos Tokens de Recebíveis, a principal questão é se certificar de que os sacados (ou seja, as empresas que precisam pagar a nota ou o instrumento financeiro) de fato realizarão o pagamento.

A SB Crédito possui rating AA+, grau elevado de classificação na SP, e trabalha há mais de 20 anos nesta diminuição de risco e de inadimplência. 

Tudo o que envolve a garantia, a redução do risco e o cumprimento dos Cs do crédito é checado pela SB antes de adquirir um recebível e tokeniza-lo.  

Dessa maneira, existe um processo interno de acompanhamento das empresas, visitas presenciais, de relacionamentos com bancos ou outros credores, de imagem da empresa, de processos judiciais, etc.

Para isso, utilizam também cartilhas de analistas de boas práticas de análise de crédito e boas práticas de securitização. Além disso, estão sempre melhorando seus recursos e aprimorando as tecnologias para monitoramento dessas operações.

Por isso, também priorizam a tokenização de recebíveis que devem ser pagos por empresas de grande porte, com boa análise de crédito e sem histórico de inadimplência.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.