podcast talkenização, finanças comportamentais, mercado cripto

Talkenização #045: O que são as finanças comportamentais e o que tem a ver com cripto?

calendar_month 04/10/2022

Investir em cripto é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos últimos anos. Entretanto, muitas pessoas acabam metendo os pés pelas mãos na ansiedade de ganhar dinheiro logo e não pensam antes de realizarem seus investimentos. É aí que entra o conceito das finanças comportamentais.

Flávia Jabur conversa com Rafael Pugliesi, criador do canal do Instagram Espaço Bitcoin, do Método O Seu Portfólio Cripto e o 1º moderador da maior casa de análise cripto do Brasil, a Mercurius Crypto, sobre a importância das finanças comportamentais e como elas podem ser aplicadas em seus investimentos no mercado cripto.

O que são as finanças comportamentais?

Quando pensamos na forma como tomamos decisões relacionadas ao nosso dinheiro ou como nos comportamos – economicamente falando -, é aí que entra o que conhecemos como finanças comportamentais.

Podemos entender as finanças comportamentais como o campo de estudo que se dedica a desvendar as ligações existentes entre a psicologia e a economia. Através delas, é possível entender melhor a forma como as pessoas tomam decisões no setor financeiro da vida, analisando diversos aspectos, como influências cognitivas, sociais e emocionais baseadas em comportamentos econômicos.

Os estudos na área de finanças comportamentais surgiu quando alguns pesquisadores notaram que o comportamento humano no setor das finanças não era explicado apenas racionalmente.

Como aplicar esse conceito em seus investimentos em cripto?

Investir em cripto requer muito estudo e atenção, para que erros não sejam cometidos e você sofra com grandes perdas. Até mesmo em momentos de crise, é possível sair “ileso” se souber como investir da melhor forma.

Conforme você vai estudando e aprendendo com o mercado e com a forma de cuidar das suas finanças, consegue entender quais as melhores estratégias para o seu perfil de investidor. Esse aprendizado nunca acaba, uma vez que o mercado cripto se transforma constantemente

Existem investidores que pensam a longo prazo, existem aqueles que gostam de arriscar em investimentos de curto prazo… Vai depender da sua tolerância a riscos. O importante é não abandonar a sua estratégia por influências externas, desde que ela faça sentido, e realizar ajustes necessários ao longo do caminho!

Cuidar do emocional é essencial quando você considera entrar no mercado cripto. É preciso, em muitos momentos, segurar as emoções e agir com a razão para lidar com a volatilidade, ganhos, perdas e outros acontecimentos.

Não dá pra prever como o mercado irá agir, mas, quando você conhece melhor o funcionamento dele, estará preparado para lidar com os altos e baixos e tirar o melhor disso!

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.