lightning network, podcast, talkenização, criptomoeda, bitcoin

Talkenização #038: Como usar a Lightning Network do Bitcoin!

calendar_month 16/08/2022

É um fato que o Bitcoin e outras criptomoedas são a verdadeira solução para os problemas que existem no mercado financeiro tradicional, principalmente quando se trata da economia e das moedas fiduciárias de países. E a Lightning Network vem para transformar mais ainda o mercado.

No episódio de hoje do Talkenizaão, Flávia Jabur conversa com Diego Kolling sobre o quanto as coisas precisam mudar no mercado financeiro e como o mercado cripto é o grande agente transformador quando pensamos na forma de lidar com o dinheiro, além de falar mais sobre os benefícios da Lightning Network.

Como o Bitcoin surgiu e como ele foi responsável por transformar o mercado financeiro?

O BTC surgiu em 2018, pensando na liberdade daqueles que o possuem, uma vez que ele é totalmente digital, descentralizado e não é controlado por qualquer governo, empresa ou instituição.

Nenhuma Casa da Moeda precisa imprimir essa criptomoeda e nenhum Banco Central pode controlar o seu valor, dando o poder de controlar o dinheiro nas mãos dos seus donos. O único fator que define quanto vale o Bitcoin é a lei da oferta e da procura.

No e-mail enviado por Nakamoto, criador misterioso do Bitcoin, estava inserido o link para o white paper do BTC, em inglês. Nele, estavam descritos os fundamentos do Bitcoin, que eram baseados em quatro pontos vitais:

  • É uma rede peer-to-peer, que resolve o problema do gasto duplo (a possibilidade de que as moedas sejam enviadas mais de uma vez);
  • Não tem a necessidade de intermediários, como instituições financeiras ou governos;
  • Permite que os participantes da rede permaneçam anônimos;
  • Usa a Prova de Trabalho (ou Proof of Work – PoW) para gerar os Bitcoins (processo conhecido como mineração) e prevenir o gasto duplo. 

Além disso, no white paper foi definido por Nakamoto que a criptomoeda teria oferta finita. Ao todo, apenas 21 milhões de BTCs poderiam ser mineradas até 2140, gerando a escassez delas. No final de outubro de 2021, de acordo com o agregador Coingrecko, 18,8 milhões de Bitcoins já haviam sido emitidos.

Essa escassez programada acaba fazendo com que o valor do Bitcoin seja bastante volátil. Em novembro de 2021, o BTC atingiu sua alta histórica, passando dos US$ 68 mil. Entretanto, ele vem enfrentando um momento de queda atualmente (maio de 2022), com seu valor variando na casa dos US$ 30 mil e até menos.

Qual o papel da Lightning Network na negociação de Bitcoins?

Diego define da seguinte forma: a Lightning Network é para o Bitcoin o que o papel-moeda foi para o ouro na Inglaterra do século XVII. Ela eleva o Bitcoin de reserva de valor para moeda de troca.

A Lightning Network é uma maneira de movimentar seu Bitcoin de forma bem rápida, segura e barata, peer to peer, sendo mais uma transformação que o mercado cripto trás para a revolução na forma como utilizamos o dinheiro.

Se interessou e quer saber todos os detalhes sobre a Lightning Network? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.