mercado cripto, preço das criptomoedas, criptomoeda, investimento, bitcoin

Talkenização #030: Como avaliar o preço de uma criptomoeda?

calendar_month 21/06/2022

As criptomoedas vêm se tornando um fenômeno no mercado cripto, principalmente com o crescimento do Bitcoin, do Ether e de outros tipos de criptoativos. Mas como avaliar o preço de uma criptomoeda para entender se faz sentido investir nela?

Flávia Jabur conversa com Helena Margarido, especialista em Blockchain e moedas digitais há 10 anos, sobre como realizar uma análise para saber se é o momento ideal para comprar criptoativos, entender como o mercado funciona, observar a volatilidade desses criptos e mais!

Como avaliar o preço de uma criptomoeda?

Primeiramente, é preciso ter em mente a importância de distinguir as classes de criptoativos existentes para pensar se faz sentido sempre falar em regulamentações para criptomoedas ou de regulamentações estritas para criptos específicos.

Quando essa distinção é feita, é possível entender que existem diversos tipos de criptoativos e que cada um pode ter uma forma diferente de realizar a análise para a sua precificação final.

Quando se trata principalmente do Bitcoin, estamos passando, no primeiro semestre de 2022, por um momento em que o seu preço está em queda, após atingir a alta histórica no fim de 2021. Esse momento, que muitos acabam achando que é o Bear Market, na verdade é o de correção do mercado, o que não impede o mercado de, no futuro, entrar no Bear Market.

A expressão Bear Market é utilizada para indicar tendências de queda nos preços de criptomoedas e ativos. Os investidores que acreditam em um cenário contínuo de baixa são os chamados bears, ou ursos.

Qual o momento para comprar criptomoedas?

Apesar de diversas pessoas quererem fazer parte do mercado cripto quando os preços estão nas alturas e todos estão empolgados, muitos não sabem que uma das melhores oportunidades para comprar criptomoeda é enquanto o mercado está em correção e não entra no Bear Market.

E quem está há anos no mercado e entende os fundamentos fortes do Bitcoin, sabe analisar o cenário e entender que ele já passou por momentos parecidos ao longo dos últimos anos e sempre se recuperou.

É importante, também, entender que existe um mundo além do Bitcoin, com outras criptomoedas que podem até mesmo, no futuro, se igualar à ele ou até ultrapassar, no valor, sem que o BTC perca a relevância, como o Ether, a moeda digital da rede Ethereum.

Além de ser uma ótima oportunidade para comprar enquanto o mercado está em correção, também é um ótimo momento para estudar sobre ele, o que está acontecendo, as outras fases de correção no passado, se atualizar sobre as próximas tendências e no que ficar de olho para os próximos meses e anos, além de conhecer outros projetos de criptomoeda para além do BTC.

Como a Helena fala no final do episódio: “tem vida dentro do Bear Market para quem é entusiasta de cripto. Tem vida após o Bear Market para quem é entusiasta de cripto.”. O mercado segue ciclos bem pontuados, tendo o marco como o halving do Bitcoin, que aconteceu em 2020 e é esperado ocorrer em 2024.

Iremos viver novamente uma queda na oferta de novos Bitcoins, com a demanda permanecendo constante e o preço subindo em seguida. E você quer estar preparado para quando isso ocorrer, então aproveite o momento do mercado para comprar seus BTCs.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais
O que são Tokens? Tokens de recebíveis. Renda fixa digital. RFD MB. Mercado Bitcoin renda fixa. Investimento 2024. Investimento acima do CDI. Dica de investimento. Dica de renda fixa. Como funcionam os tokens? Tokens são criptomoedas? Investimentos na blockchain. Investimentos seguros. Investimentos sem volatilidade.

Conheça os Tokens: uma alternativa digital à renda fixa tradicional na blockchain

A renda fixa é um dos modelos mais tradicionais de investimentos de baixo risco, diretamente atrelada à Selic, a taxa básica de juros do Brasil,...

01/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.