mercado cripto, dólar, movimentações do dólar, dólar comercial, dólar turismo, dólar futuro, criptoativos, investimento

Talkenização #026: Como entender as movimentações do dólar?

calendar_month 24/05/2022

O dólar é uma das principais moedas que estão em circulação no mundo. Tanto que o preço do Bitcoin e de outras tantas criptomoedas no mercado cripto é “fixado” nela. Assim, quando o dólar sobe, o valor aqui no Brasil dispara, mesmo se mantendo o mesmo na moeda americana. Por isso, é fundamental entender sobre as movimentações do dólar.

Flávia Jabur conversa com Guilherme Cunha, especialista em investimentos, sobre a dinâmica do dinheiro, a valorização e desvalorização do real frente ao dólar e e sobre por que o valor dele afeta o preço do Bitcoin. 

Como analisar a queda ou a alta do dólar no mercado?

Podemos dizer que a taxa de juros é a “mãe” do mercado tradicional no Brasil. É ela que “manda em tudo”, não é a inflação, não é a bolsa de valores. Para analisar a taxa de câmbio e entender se o real se valoriza ou desvaloriza frente ao dólar, é para a taxa de juros e a política monetária adotada em nosso país que precisamos olhar.

Se a taxa de juros está alta com juro real e acima da inflação, é esperado que o valor do dólar no dia caia. Não tem porque o câmbio subir perante essas condições macroeconômicas. 

Como comprar dólar hoje em dia?

Existe o modelo clássico, através das casas de câmbio, em que você troca o seu dinheiro pelo papel-moeda nelas. Entretanto, a tecnologia ajudou muito nos últimos anos o acesso à moeda norte-americana.

Hoje em dia existem fundos de investimento que realizam essas movimentações, sendo o modo mais rápido, inteligente e simples para você se proteger contra a volatilidade do dólar, principalmente se for um fundo de investimento sem alavancagem, como explica Guilherme no podcast.

Qual a diferença entre as movimentações do dólar comercial, dólar turismo e dólar futuro?

A diferença entre eles vai além do nome, afetando a cotação também. O dólar comercial, como o próprio nome diz, é aquele voltado para empresas, não sendo atribuído a pessoas físicas.

O dólar turismo, por sua vez, é, como Guilherme diz, o que você compra para ir à Disney. Ele possui uma diferença no valor e você não consegue negociar ele utilizando o valor do dólar comercial.

De forma resumida, a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo é o fato de um ser voltado para a pessoa física e outro para instituições financeiras.

Já o dólar futuro é a expectativa de negociação futura do dólar, ou seja, o quanto estamos “perdendo” a cotação do dólar para o mês seguinte. E funciona da seguinte forma: existe no mercado financeiro os chamados contratos de futuros, que são, basicamente, uma especulação sobre a queda ou ascensão do dólar no próximo mês. Todo mês, o dólar tem um fechamento de contrato e é a principal referência para a cotação em uma casa de câmbio.

Como o mercado cripto se relaciona com as movimentações do dólar?

Se você ainda não estuda o mercado cripto, saiba que ficar atento às movimentações da moeda norte-americana é fundamental, principalmente aqui no Brasil, uma vez que os valores dos principais criptoativos negociados pelo mundo, como o Bitcoin, são “fixados” em dólar.

Ou seja, se o dólar sobe frente ao real, o Bitcoin está bem mais caro no Brasil, tanto que ele chegou a sua alta histórica aqui primeiro. Quando o dólar baixa, é um ótimo momento para comprar aqui no país, mesmo que, tanto em momentos de subida quanto nos de queda, o valor em dólar da criptomoeda não mude.

Por isso que batemos sempre na tecla: estude o mercado, entenda as movimentações e pense nas melhores estratégias para não perder dinheiro e se desesperar diante de momentos de crise.

Se interessou? Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.