nfts, criptoativos, the cryptoplayers, tokens, tokenização, podcast, talkenização

Talkenização #025: NFTs e Metaverso: a criatividade virtual do The CryptoPlayers

calendar_month 17/05/2022

Os NFTs são os grandes queridinhos do momento. Vemos eles se espalhando cada vez mais no mercado cripto e muitas pessoas querem saber mais sobre.

No episódio de hoje do Talkenização, Flávia Jabur recebe Diogo Ruiz (fundador do The CryptoPlayers) para conversar sobre NFTs, metaverso, experiências sensoriais, certificados de autoridade e como a Blockchain potencializa a segurança nas transações digitais. 

O que são NFTs?

Estamos vivendo uma convergência digital, antecipada – e muito – pela pandemia. Seria uma forma mais simples do conceito do metaverso, em que vivemos a nossa vida digitalmente.

Por enquanto, é uma experiência bastante primitiva, mas, conforme as transformações ocorrerem, será bastante intensa e sensorial. Hoje, já conseguimos resolver muitas coisas de forma remota, como, por exemplo, através de home office, internet banking, chamadas de vídeo e até outros tipos de transações.

E é entendendo essa nossa vivência virtual que poderemos compreender melhor o que são os NFTs.

De forma bastante didática, pense na sua vida virtual. Você tem seu avatar, que seria a sua representação no mundo digital. Também pode ter um escritório virtual, com decorações, cenários, adornos e o que você bem entender. Todos esses ativos digitais dentro do seu ambiente virtual são NFTs. Claro que existem outras aplicabilidades das NFTs, como o famoso “macaquinho do Neymar”, por exemplo.

Os NFTs são únicos e, graças à tecnologia Blockchain que existe por trás, é possível saber quem é o verdadeiro dono dele. Mas como assim?

Imagine se a gente não soubesse onde está a Mona Lisa original, por exemplo. Qualquer um que tem uma réplica em casa poderia falar que ela é a original e, para descobrir se ela é, seriam necessários diversos processos e, mesmo assim, ainda restaria alguma dúvida. 

Com a Blockchain, em poucos cliques já é possível verificar com 100% de certeza a autenticidade e propriedade do NFT. Como o próprio Diego diz: “A cópia sempre existiu e sempre vai existir, mas é uma cópia.”.

Como a Blockchain é democrática?

Diego diz que a Blockchain é, essencialmente, anárquica, por ser descentralizada e não necessitar de poderes centralizadores. A descentralização e a democratização andam juntos. Mas, quando alguém vende ativos digitais a preços absurdos, está indo contra o que seria democratizar o acesso a esses criptoativos.

Como Diego pontua, não existe democratização quando você coloca algo que é privilégio para poucos, como bilionários excêntricos que pagariam, por exemplo, 40 milhões em um iate no metaverso.

E, para democratizar ainda mais o acesso aos NFTs, Diego apresenta um promissor projeto, o The CryptoPlayers, que traz para o universo digital o conceito de álbum de figurinhas de jogadores de futebol. Você pode saber mais sobre ele ouvindo o episódio completo do Talkenização.

Você também pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do nosso podcast.!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram e o nosso canal no YouTube.

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.