podcast, talkenização, defi, finanças descentralizadas, criptoativos, mercado cripto

Talkenização #016: DeFi: qual o futuro das finanças descentralizadas?

calendar_month 08/03/2022

O DeFi já é um tema bastante debatido para quem está inserido, de alguma forma, no mercado cripto e tradicional. Você mesmo já deve ter ouvido falar a respeito disso.

Com as mudanças pelas quais o mercado está passando, o futuro das finanças descentralizadas vem sendo bastante debatido. E elas serão o tema do episódio de hoje do nosso podcast, com a nossa apresentadora, Flávia Jabur, recebendo Caio Vicentino para baterem um papo sobre!

O que é DeFi?

Podemos entender o DeFi como um conjunto de aplicativos presentes em uma Blockchain que tentam replicar funções de instrumentos presentes no mercado financeiro tradicional, como bolsas de valores, corretoras e outros tipos.

A diferença é que, dentro da Blockchain, não existiriam intermediários e as ações seriam realizadas por softwares, tornando tudo mais rápido e prático, já que esses instrumentos, uma vez instalados na cadeia de blocos, poderiam ser utilizados sem a necessidade de permissões de terceiros.

É a verdadeira proposta do mercado cripto: diminuir cada vez mais a necessidade de intermediários nas transações e colocar o poder na mão de quem mais precisa!

Afinal de contas, os DeFi são úteis?

A resposta é sim! 

Por permitirem que qualquer pessoa no mundo acesse serviços financeiros fornecidos em Blockchains públicas, as aplicações DeFi se mostram extremamente úteis, principalmente por eliminar intermediários e barreiras de acesso.

Essas aplicações têm a capacidade de liberar serviços financeiros necessários, incluindo a capacidade de pegar fundos emprestados, obter empréstimos, depositar fundos em uma conta-poupança ou negociar produtos financeiros complexos. E tudo isso sem a necessidade de permissões ou de abrir contas em bancos.

Em DeFi, qualquer um pode acessar esses serviços financeiros fundamentais e necessários para seu desenvolvimento econômico, independente de limitações geográficas, tecnológicas, governamentais, de gênero, educação ou outros.

Qual o futuro das finanças descentralizadas?

Usando como exemplo uma simples ida ao restaurante. Caio diz que você poderia ir a um restaurante, daqui a uns 10 anos, e, possuindo a sua carteira cheia de tokens e criptos, ele poderia escolher com qual ativo ela pagaria. Só que o restaurante pode não aceitar esse ativo como pagamento.

É aí que entraria algum serviço por trás que cuidaria de todo o câmbio por trás da operação. Eventualmente, chegaríamos a esse nível de escalabilidade. A mudança é feita aos poucos, mas está acontecendo.

Cada vez mais pessoas estão se interessando pelo mercado cripto e a liberdade que ele oferece para a realização de transações.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.