mercado cripto, podcast, talkenização, retrospectiva

Talkenização #013: Mercado Cripto: retrospectiva 2021 e expectativas para 2022

calendar_month 08/02/2022

A nova temporada do nosso podcast, o Talkenização, vem com muita novidade por aí, começando pela estreia da nossa nova apresentadora, Flávia Jabur. E, no episódio de estreia, ela convida Felipe Escudero, do canal BitNada, para fazerem uma retrospectiva do mercado cripto em 2021 e quais são as expectativas para esse ano.

Como foi o ano de 2021 para o mercado cripto?

O ano de 2021 para o mercado cripto já começou pegando fogo, com o Bitcoin atingindo patamares nunca antes vistos, para a felicidade dos entusiastas da criptomoeda e das pessoas que estão inseridas no mundo dos investimentos cripto. 

Esse crescimento, que começou com o atingimento do topo histórico em dezembro de 2020, foi um alívio, uma vez que, com o início da pandemia, não só o mercado cripto, mas diversos outros setores derreteram

Além disso, com Elon Musk, através da Tesla, comprando parte do patrimônio da sua empresa em Bitcoins, ficou cada vez mais claro que cripto é o futuro, que grandes players do mercado tradicional estão apostando alto nessa tecnologia e que não é uma tendência passageira.

Outro grande destaque do mercado cripto no primeiro semestre do ano foi El Salvador sendo o primeiro país no mundo a aceitar o Bitcoin como moeda legal em seu território, permitindo que a criptomoeda fosse transacionada sem encargos e sem ganho de capital.

É curioso observar que, em El Salvador, 70% da população são desbancarizadas, não tendo cartões de crédito, contas em bancos e estando à margem do sistema financeiro. Com a entrada do Bitcoin, essas pessoas podem fazer parte da economia apenas com o uso de aplicativos no celular.

Para além do Bitcoin, outros destaques de 2021 foram os NFTs, os DeFi, jogos play-to-earn e diversos outros tipos de criptoativos.

E o que o ano de 2022 guarda para o mercado?

Apesar de o ano de 2022 não ser necessariamente o que trará grandes inovações, veremos muito o fortalecimento do que já veio crescendo em 2021. Entretanto, uma grande expectativa para esse ano é a criação de Blockchains exclusivas para a criação de Smart Contracts.

Sobre o metaverso, apesar de ser um assunto que está na boca de muitas pessoas e empresas grandes estão buscando seus espaços, o futuro dele ainda é uma incógnita, principalmente por estar no início. Mas pode ter certeza que é algo que irá ganhar cada vez mais espaço em 2022!

Outra grande tendência é a transparência cada vez maior. As pessoas não querem mais corretoras, empresas e aplicativos que não escondem dados, para que seja possível saber onde e quanto vale o seu dinheiro.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

Quais as vantagens da tokenização?

O que é Cessão de Crédito, como funciona e principais tipos

A cessão de crédito é uma prática fundamental no mundo financeiro, oferecendo oportunidades tanto para empresas quanto para investidores. ...

11/04/2024

Saiba mais
TIDC: contrato de cessão de crédito com revolvência

Como o TIDC funciona na prática? com Erik Oioli

Erik Oioli explica na prática o funcionamento do TIDC (Token de Investimento em Direitos Creditórios), uma infraestrutura tecnológica que emula o...

05/04/2024

Saiba mais
Quais são as diversas obrigações do contribuinte que investe em criptoativos, Quem precisa declarar IR, Como funciona a declaração de tokens de renda fixa e tokens de recebíveis, Como são declaradas as remunerações recebidas dos tokens de renda fixa ao longo do ano, Como funciona a declaração de tokens com pagamentos (liquidações) mensais em “Bens e Direitos”, Como funciona o pagamento de imposto, O que fazer se não declarar e o que acontece se não declarar o imposto de renda

Como declarar tokens de renda fixa e tokens de recebíveis no IR 2024?

A declaração de tokens no IR 2024 deixa muitas pessoas em dúvida sobre os modos de preenchimento e as regras que se aplicam nas tributações e...

03/04/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.