tokens de recebíveis, antecipação de recebíveis, recebiveis de cartão de crédito, tokenização

Talkenização #011: O novo mercado de recebíveis de cartão de crédito tokenizados

calendar_month 18/01/2022

Os tokens de recebíveis são uma novidade bem recente no mercado cripto e uma grande aposta quando pensamos em criptoativos e investimentos de renda fixa.

No episódio de hoje do podcast, o nosso CEO, Daniel Coquieri, se junta ao diretor executivo da PagCartão, Flávio Altimari, para falarem mais sobre como funciona o novo mercado de recebíveis de cartão de crédito tokenizados e as vantagens que esses tokens representam!

O que são os recebíveis de cartão de crédito?

Para início de conversa, é importante destacar que os recebíveis de cartão de crédito só existem aqui no Brasil e essa mecânica surgiu lá atrás, relacionada à inflação e à maneira de como os cartões de crédito funcionavam.

Vamos supor que você realize uma compra com o seu cartão de crédito. A loja que te vendeu o produto ou serviço só recebe o valor após 30 dias ou de acordo com o parcelamento (se você parcelou em 4 vezes, ela receberá o valor das parcelas ao longo desses 4 meses).

Esses valores são os recebíveis de cartão de crédito. Basicamente, é uma forma de avisar a loja que a compra foi feita e que ela terá o direito de receber o valor integral ou parcelado, mas não terá o dinheiro na hora.

Antes da mudança feita pelo Banco Central, em 2019, os detentores dos recebíveis de cartão de crédito eram as maquininhas e só elas poderiam antecipar os valores. Era um instrumento bastante utilizado pelos bancos, com cada um possuindo a sua, algo que travava o mercado e atrapalhava o acesso às vendas e aos recebíveis.

Com isso, o Banco Central criou a figura das registradoras, que seriam empresas responsáveis por receberem todas as transações realizadas via cartão de crédito. Ou seja, todas as vendas que você realiza geram um registro para a registradora, tirando das mãos dos bancos ou da adquirente e levando tudo para uma central única.

Assim, é possível abrir mais o mercado de recebíveis de cartão de crédito, dando mais poder ao varejista. É como se o Banco Central dissesse a ele “a venda é sua agora, não é mais da maquininha, não é mais de ninguém”.

Essa movimentação do Banco Central faz com que existam uma série de soluções para os recebíveis, como, por exemplo, pagar fornecedores com eles, ter novas formas de antecipação de vendas ou de crédito, usando os recebíveis como lastro para essas operações, e muito mais!

E como funcionam os tokens de recebíveis de cartão de crédito?

Os tokens de recebíveis surgem para trazer diversos benefícios, não apenas para os lojistas, mas também para os investidores. Desta maneira, o investidor aceita um produto que teria uma rentabilidade menor, mas com quase zero risco, e leva esse valor direto ao lojista, acabando com intermediários desnecessários para a transação, como bancos, FIDC, adquirentes.

Com isso, as taxas para os lojistas são reduzidas e a rentabilidade aumenta para além dos padrões do mercado. Além disso, ocorre o que chamamos de democratização dos investimentos, permitindo que mais investidores tenham acesso a produtos que, antes, seriam inacessíveis a muitos.

Os tokens de recebíveis de cartão de crédito são uma alternativa de baixo risco e com boas remunerações que podem fazer a diferença em sua carteira de investimentos, principalmente se você busca diversificá-la.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

 

Outros artigos

CRAs e CRIs: como funcionam e que empresas podem captar? | Gabriel Lopes

Gabriel Lopes (Head de Originação e Dsitribuição da VERT Capital) discute os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e os Certificados...

30/09/2024

Saiba mais
O que é a Nota Comercial Tokenizada e como funciona, Como foi o processo de garantir a conformidade com as regras da CVM, Quais foram os principais desafios na adaptação da blockchain para uma operação no modelo de regras tradicionais, Quais as vantagens de utilizar a blockchain como infraestrutura para essa oferta, Como o acompanhamento via blockchain pode impactar o mercado, Aprendizados em termos de compliance e governança para o futuro da tokenização, Como tem sido o acompanhamento da operação via blockchain até o momento, Qual o potencial de escala para esse tipo de operação, Impacto da operação no mercado de tokenização de ativos no Brasil

A 1ª Nota Comercial Tokenizada aprovada pela CVM

O recente lançamento da primeira nota comercial tokenizada no Brasil dentro das normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) marca um...

25/09/2024

Saiba mais

Evolução da tokenização e do olhar dos reguladores sobre a tecnologia blockchain | Daniel Coquieri

Daniel Coquieri discute a construção de uma nova infraestrutura para o mercado de capitais no Brasil, algo que pode ser comparado a uma ponte que...

13/09/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.