tokenização, talkenização, podcast, podcast liqi, o que é tokenização, podcast

Talkenização #004: Como a tokenização muda o mercado financeiro?

calendar_month 12/11/2021

A tokenização se junta às outras grandes inovações do século 21, como o Internet Banking, as criptomoedas, as stablecoins e muitas outras que causam um verdadeiro impacto na sociedade.

No episódio de hoje do nosso podcast, contamos novamente com a presença do CEO e do CMO da Liqi, Daniel Coquieri e Felippe Percigo, respectivamente. Nesse bate papo, eles debatem sobre como a tokenização muda o mercado financeiro e é uma das grandes tendências!

Como o mercado financeiro vê a ascensão da tokenização?

Felippe inicia a discussão perguntando a Daniel sobre se o mercado financeiro observa a tokenização com bons olhos. Daniel não hesita em dizer que, sim, acredita que o mercado financeiro, assim como os outros tipos de mercado, já está de olho em como a tokenização pode transformar os processos da indústria.

E o interesse vem aumentando muito a cada dia que passa, não só no Brasil, mas no mundo todo, com diversos relatórios globais sobre o impacto da tecnologia da Blockchain, que está por trás do processo de tokenização, além do impacto causado sobre o mercado financeiro tradicional.

Assim, o mercado financeiro se mostra cada vez mais aberto aos criptoativos, como as criptomoedas e os tokens, ao invés de receios mais conservadores. E é um movimento natural que ocorrerá cada vez mais, com a evolução do mercado.

O momento agora é o de gerar conhecimento e demonstrar que a tokenização e os tokens são conceitos simples de entender, assim como foi com as criptomoedas há anos atrás e, hoje em dia, grande parte das pessoas entende como elas funcionam.

Além disso, hoje em dia, podemos ver cada vez mais os tokens sendo notícia nos grandes portais, diferente de um tempo atrás, em que o conceito de token era apenas sobre tokens de bancos, para acesso ao Internet Banking.

Tudo faz parte do movimento de transformação e inovação. Igual quando surgiu o cashback, termo pouco conhecido e que, hoje em dia, é extremamente difundido no mercado.

Qual o impacto causado no no mercado financeiro?

O mercado financeiro é extremamente regulado, principalmente para protegê-lo, uma vez que estamos lidando com dinheiro. Entretanto, existem leis e regulamentações que precisam evoluir para acompanhar as transformações do mercado.

Como os tokens, hoje em dia, não possuem uma regulamentação própria para ele, as leis que protegerão tanto o dono do ativo quanto o investidor são as que regem o próprio ativo tokenizado.

Dessa forma, a tokenização, conforme vem ganhando espaço, vai impactando o mercado financeiro não apenas na forma de fazer negócios, mas até nas legislações que o regem.

Além disso, a tokenização permite que os processos de investimento, liquidação e tempo sejam melhorados, uma vez que o mercado financeiro tradicional, representado pelas bolsas, contém diversas limitações, como a liquidação que não é instantânea, um local físico que não funciona 24 horas por dia e 7 dias na semana e muito mais.

Quem sabe, no futuro, até exista a criação de uma bolsa global que permita a negociação dos criptoativos por todos em qualquer parte do mundo e a qualquer hora do dia? Seria um movimento interessante de observar.

Por enquanto, a parte regulamentadora é a parte mais desafiadora, seja na época do Bitcoin ou, hoje, com os tokens, principalmente pelo receio de instituições tradicionais com uma nova tecnologia.

Mas é importante destacar que não adianta nada o mercado financeiro evoluir e mudar se as pessoas não acompanharem o ritmo. É necessário mudar a forma de pensar, como já vem acontecendo. É necessário, também, que haja o conhecimento acessível e fácil para que todos possam compreender o futuro promissor que já vem sendo construído!

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.