Talkenização #002: Como funciona o processo de tokenização?
calendar_month 10/11/2021
A tokenização vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, se mostrando a verdadeira revolução quando se trata de investimentos mais democráticos.
Mas como funciona o processo de tokenização? É isso que respondem, no episódio do nosso podcast, Daniel Coquieri e Felippe Percigo, CEO e CMO da Liqi, respectivamente.
O processo de tokenização é sempre igual?
É fundamental entendermos que cada tipo de ativo pode ter particularidades e estruturas diferentes. Quando se trata da segurança jurídica de um token, as leis e normas em vigor vão depender do tipo dele. Se for um token de mecanismo de solidariedade, existe uma estrutura jurídica, se for um security token, outra… E assim por diante.
Outro ponto que pode variar dependendo do ativo que será tokenizado é a forma de saber o valuation dele. Em casos como os tokens de mecanismo de solidariedade, pode ser necessário o auxílio de empresas especializadas para realizar o valuation. Já no caso dos tokens de CPR, não há necessidade, por exemplo.
É possível criar processos para escalar e agilizar a tokenização por tipo de token. Por exemplo: existe um processo padrão para os tokens de mecanismo de solidariedade, outro para tokens de recebíveis, outro para contratos de aluguéis, e assim por diante.
Como funciona o processo de estruturação e emissão do token?
O processo começa no momento em que o dono do ativo a ser tokenizado entra em contato com a empresa. Então é realizada a checagem, por parte da empresa tokenizadora, tanto do dono do ativo quanto do ativo em si.
Em seguida, começa toda a parte de estruturação jurídica. Caso o ativo seja de um tipo que a empresa tokenizadora já tenha tokenizado, a etapa é bem mais rápida. Além disso, é feito um contrato do token, ao qual o emissor do ativo assina. O contrato é registrado em cartório.
Destacamos essa parte do contrato em cartório, porque existem pessoas que acham que, por ser um processo digital, a tokenização será feita exclusivamente através dos meios digitais. Existe também uma etapa que envolve o “o mundo real”. É uma forma de ter uma validade jurídica perante a lei.
Oferta do token
Após a parte jurídica, existem, em paralelo, a construção da oferta do token e a configuração do token no backoffice, de acordo com todas as regras.
A construção da oferta do token consiste na criação do nome dele, da sigla que o representará, inserir todas as informações do emissor do token, o que está dando lastro a ele, o que é o ativo e muito mais. Quando tudo estiver pronto, as informações são imputadas em uma página de oferta do token.
Lembrando que a emissão do token e a criação da oferta não estão ligadas, necessariamente. É possível uma empresa emitir seu token, mas não querer que ele seja ofertado no momento, por diversos motivos.
Distribuição do token
A próxima etapa é a distribuição do token. É criado um prospecto para que, no momento em que o investidor for em busca do token, ter acesso a todas as informações com clareza e transparência, em que estão presentes quais os possíveis ganhos e perdas, quem são os emissores, as regras do token e muito mais.
Governança, gestão e liquidação do token
A governança, gestão ou liquidação são as etapas seguintes no processo de tokenização.
Dependendo do tipo do token, não há a necessidade de governança, partindo direto para a liquidação, em que o emissor recompra o token ou paga junto com os juros que estão embutidos, dependendo da operação.
Já a governança, ou gestão, é o momento em que a empresa tokenizadora assegura que o investidor receba o que é seu de direito, além de oferecer a ele uma página que possua notícias sobre o projeto, atualizado pelo emissor do token.
Além disso, o investidor pode visualizar o andamento do direito tokenizado e os retornos que o token está gerando!
A tokenização representa a democratização dos investimentos, permitindo que mais pessoas possam investir nos tokens com baixos valores e que tenham mais retornos, uma vez que há a desintermediação do processo.
Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!
Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.
Outros artigos
CRAs e CRIs: como funcionam e que empresas podem captar? | Gabriel Lopes
Gabriel Lopes (Head de Originação e Dsitribuição da VERT Capital) discute os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e os Certificados...
30/09/2024
Saiba maisA 1ª Nota Comercial Tokenizada aprovada pela CVM
O recente lançamento da primeira nota comercial tokenizada no Brasil dentro das normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) marca um...
25/09/2024
Saiba maisEvolução da tokenização e do olhar dos reguladores sobre a tecnologia blockchain | Daniel Coquieri
Daniel Coquieri discute a construção de uma nova infraestrutura para o mercado de capitais no Brasil, algo que pode ser comparado a uma ponte que...
13/09/2024
Saiba maisSaiba das novidades cripto antes de todo mundo!
Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.