Como funciona o processo de tokenização de ativos Por que realizar o processo de tokenização? Quais as etapas do processo de tokenização de ativos?

Como funciona o processo de tokenização de ativos?

calendar_month 21/04/2021

O processo de tokenização de ativos nem sempre está na ponta da língua. 

Um token de ativo é uma representação digital de um ativo real, que pode ser tanto algo tangível (como obras de arte e equipamentos) como algo intangível (como direitos autorais, e marcas registradas).

Quando falamos em tokenização, nos referimos, portanto, em converter esses ativos (que possuem um valor econômico) em um formato digital, para que eles possam ser facilmente negociados.

Pode ser que você já saiba o que é token, mas ainda não entenda exatamente as etapas que fazem dos investimentos em token uma realidade.

Se é o seu caso, este texto é para você! 

Aqui vamos te explicar o passo a passo de como tokenizar. Desde a estruturação até o momento dos investimentos.

Mas, primeiro, é importante entender por que as pessoas optam pelo processo de tokenização.

Vamos lá?

Por que realizar o processo de tokenização?

Todo processo para tokenizar prevê vantagens tanto para o dono do ativo quanto para o investidor.

Imagine a seguinte situação: você é um construtor civil e está construindo um prédio. Você quer atrair investidores para terminar de construí-lo. Há algumas maneiras de fazer isso.

A solução mais comum e fácil é você vender cotas do empreendimento para diferentes investidores, que vão lucrar com a venda futura dos apartamentos desse prédio.

Nesse exemplo hipotético, a própria natureza do seu ativo (o empreendimento dividido em cotas) permitiu que você fizesse essa venda de forma fracionada para os investidores. 

Mas e se o seu bem fosse uma obra de arte, por exemplo? Faria sentido cortar um quadro em vários pedaços para vender as frações para investidores? 

E se fosse uma barra de ouro? Seria simples cortar em casa a barra ao meio para vender apenas metade ou 10% dela? 

Para essas e outras diversas situações, existem os tokens!

Então, como funciona o processo de tokenização?

Quais as etapas do processo de tokenização de ativos?

O processo para tokenizar acontece em, basicamente, quatro etapas:

Estruturação do Token

Na primeira etapa, o ativo a ser tokenizado será analisado pela tokenizadora (como a Liqi) para garantir que ele existe e que respeita certas condições.

Então, um contrato legal que estabelece os direitos do detentor do token será criado. 

Em paralelo, uma conta Escrow é aberta. Ela é importante para que todos recebam suas partes em certos investimentos, mas não é sempre que é necessária.

Emissão dos Tokens

A segunda etapa do processo de tokenização é o momento em que contratos inteligentes (os Smart Contracts) são criados instantaneamente.

Tudo isso dentro de uma rede segura e criptografada chamada Blockchain, para que os tokens possam ser distribuídos aos investidores. 

A rede Blockchain é como um livro contábil público e distribuído, formado por blocos informacionais, sequenciais e encadeados processados por diversos computadores ao redor do mundo. 

Ele é o responsável por manter as informações públicas e invioláveis.

Distribuição

A terceira etapa é a Distribuição. 

É quando o investidor tem acesso à oferta do token dentro de uma plataforma, como a da Liqi, por exemplo.

E é nesta etapa em que se pode finalmente investir no token com o capital que preferir. 

Assim, o investidor adquire os direitos do ativo que o token representa.

Governança

A última etapa do processo de tokenização de ativos é a da Governança.  

Com todos os processos anteriores realizados, o investidor deve receber o que lhe é de direito. O que pode ser: dividendos, juros e a rentabilidade do token.

O investidor também pode contar com as atualizações necessárias sobre o andamento do projeto em questão por parte do emissor do Token. 

Tudo isso deve ficar à mostra na plataforma, com transparência e facilidade.

Esse processo todo gera transparência, segurança, eficiência, agilidade, diminui os intermediários entre o investidor e os ativos e, por fim, é absolutamente escalável.

Com a Liqi, estamos democratizando os investimentos que antes eram limitados a grandes investidores institucionais. Estamos aumentando a liquidez de ativos que antes, na prática, eram extremamente difíceis de serem vendidos. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.