payment tokens, o que são payment tokens, para que servem payment tokens, token, tokenização

Payment Tokens: tudo o que você precisava saber sobre eles!

calendar_month 05/10/2021

A tokenização de ativos está transformando o modo como os investimentos são realizados e oferecendo segurança, agilidade, transparência e acessibilidade às transações. Existem diversos tipos de tokens disponíveis e, hoje, iremos falar sobre os Payment Tokens.

Quer saber o que são e para que servem os Payment Tokens? Continue lendo o artigo e descubra!

O que é a tokenização?

A tokenização é o processo de fragmentação de um ativo real em frações digitais para que possam ser facilmente negociados. Essa prática está mudando a maneira como o mundo olha para os investimentos e traz vantagens tanto para os investidores quanto para os donos dos ativos.

Mas é impossível compreender o que é tokenização sem saber o que é o token de ativo. Por isso, precisamos começar com o conceito mais básico da tokenização: o token!

Tokens são representações digitais de partes de um ativo. Basicamente, um ativo é qualquer coisa de valor ou um recurso que possa ser convertido em dinheiro.

Existem algumas categorias que ajudam a entender os tipos de ativos, como, por exemplo, ativos pessoais (dinheiro, propriedades, bens e investimentos) e comerciais (máquinas, matérias primas, patentes e royalties).

Entretanto, nesse artigo, daremos foco aos Payment Tokens!

O que são os Payment Tokens?

Os Payment Tokens são provavelmente, o tipo mais conhecido, porque são associados às criptomoedas. Eles funcionam como o dinheiro, porém, nesse caso, estamos falando de uma moeda digital, como o Bitcoin, a Litecoin e as Stable Coins.

Essa modalidade é utilizada, literalmente, como um meio de pagamento, seja para produtos, remessas internacionais ou qualquer outra finalidade que tenha como objetivo realizar a transferência de capital.

Os Payment Tokens são usados majoritariamente no ambiente online e em alguns ambientes específicos, como e-commerce ou para certos produtos específicos. Eles são muito seguros, então é extremamente improvável que sejam fraudados.

Como a tokenização vem transformando o mercado?

Atualmente, apesar de já demonstrar popularização, alguns tipos de investimentos só são acessíveis para uma parcela da população.

Levando em conta que a tecnologia Blockchain é o registro de transações de forma descentralizada em blocos e de forma sequenciada e que os tokens representam os direitos digitais de ativos reais registrados na Blockchain, podemos afirmar que a Tokenização traz segurança e velocidade a todo o processo com uma transparência jamais imaginada!

A Tokenização elimina a necessidade de intermediários que oferecem esses investimentos, o que gera a possibilidade de qualquer pessoa investir em ativos aos quais nunca teve acesso.

Definitivamente, veremos cada vez mais produtos disponíveis no mercado que não existiam ou que estavam na mão de poucos, sendo acessíveis para muitos. E o que chamamos de democratização de investimentos!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos criptoativos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram!

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.