metaverso, futuro, tecnologia, criptoativos

Metaverso: quais as principais tecnologias estarão presentes no futuro?

calendar_month 17/02/2022

Cada dia que passa, vemos como a tecnologia se transforma e novos mecanismos cada vez mais sofisticados surgem para tornar as experiências digitais do usuário cada vez mais realistas, interativas e imersivas. E um dos conceitos que está em ascensão nos últimos tempos e é uma grande tendência do futuro é o metaverso.

Mas que tipos de tecnologias estarão presentes nesse novo universo digital? É o que você vai saber ao longo do artigo. Boa leitura!

O que é o metaverso?

O termo “metaverso” pode ser entendido como uma espécie de universo virtual que, com o auxílio de dispositivos digitais, tenta emular a realidade da forma mais fiel possível. Através da combinação das Realidades Virtual e Aumentada e da Internet, o metaverso tem o objetivo de ser um espaço coletivo e virtual compartilhado entre os usuários, fornecendo experiências imersivas e interativas, além de recriar experiências reais utilizando a integração de diversas ferramentas em um universo bastante vasto e cheio de possibilidades.

Como a tecnologia estará presente nesse universo?

Os primeiros vislumbres do metaverso surgiram com o jogo Second Life, em 2003, e, hoje em dia, no universo dos videogames, podemos observar pequenas amostras do seu potencial.

Em jogos, como Fortnite e Roblox, por exemplo, os jogadores podem interagir com pessoas do mundo todo utilizando avatares personalizáveis, realizando transações dentro do universo do jogo e tendo experiências individuais conforme jogam. Além disso, existem jogos play-to-earn, em que as pessoas gastam algumas horas por dia jogando e podem ser recompensados com criptoativos.

Além das empresas de videogames, outras gigantes estão de olho no metaverso, como o Facebook, que mudou o nome para Meta recentemente, a Microsoft e até mesmo aquelas de outros ramos, como da moda, com a presença da Adidas, Prada, Gap e outras.

Entre as tecnologias usadas para fazer o metaverso funcionar, podemos citar os recursos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, hologramas, NFTs (tokens não fungíveis), Blockchain, criptoativos, Smart Contracts e muitas outras. 

Entretanto, o metaverso ainda está dando seus primeiros passos e a novidade virá aos poucos para os usuários. De acordo com estimativas do CEO do Meta, Mark Zuckerberg, pode levar de 5 a 10 anos para que apenas as principais características do conceito do metaverso se tornem comuns entre os usuários.

Mesmo assim, alguns aspectos do metaverso já estão presentes em nossas vidas, como falamos acima, através de universos virtuais de games, óculos de realidade virtual, transações com criptoativos e outros.

O metaverso no estágio atual pode soar um pouco estranho, incomum e utópico, mas, conforme o tempo for passando, você verá que tudo faz sentido e é bem mais simples do que parece.

Quer ficar por dentro das novidades sobre o metaverso, os criptoativos e as transformações digitais? Não deixe de seguir a Liqi no Instagram!

Outros artigos

CRAs e CRIs: como funcionam e que empresas podem captar? | Gabriel Lopes

Gabriel Lopes (Head de Originação e Dsitribuição da VERT Capital) discute os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e os Certificados...

30/09/2024

Saiba mais
O que é a Nota Comercial Tokenizada e como funciona, Como foi o processo de garantir a conformidade com as regras da CVM, Quais foram os principais desafios na adaptação da blockchain para uma operação no modelo de regras tradicionais, Quais as vantagens de utilizar a blockchain como infraestrutura para essa oferta, Como o acompanhamento via blockchain pode impactar o mercado, Aprendizados em termos de compliance e governança para o futuro da tokenização, Como tem sido o acompanhamento da operação via blockchain até o momento, Qual o potencial de escala para esse tipo de operação, Impacto da operação no mercado de tokenização de ativos no Brasil

A 1ª Nota Comercial Tokenizada aprovada pela CVM

O recente lançamento da primeira nota comercial tokenizada no Brasil dentro das normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) marca um...

25/09/2024

Saiba mais

Evolução da tokenização e do olhar dos reguladores sobre a tecnologia blockchain | Daniel Coquieri

Daniel Coquieri discute a construção de uma nova infraestrutura para o mercado de capitais no Brasil, algo que pode ser comparado a uma ponte que...

13/09/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.