matic, criptomoeda, polygon, criptoativo, investimento

MATIC – Conheça tudo sobre essa criptomoeda!

calendar_month 28/07/2022

Cada vez mais vemos os debates sobre finanças descentralizadas e projetos ligados a elas ganharem espaço no mercado financeiro. Assim, vemos diversos tipos de criptoativos relacionados ao DeFi surgirem diariamente, com muitos tendo foco em atuar para solucionar problemas e permitir que mais pessoas possam ter acesso ao mercado cripto, como é o caso da MATIC, a criptomoeda do Polygon.

Neste artigo, você saberá tudo o que é necessário para conhecer mais sobre a MATIC e se vale a pena tê-la em sua carteira de investimentos. Boa leitura!

O que é Polygon?

Podemos entender o Polygon como um projeto com um protocolo que permite uma estrutura capaz de construir e conectar Blockchains que sejam compatíveis com a rede Ethereum. Dessa forma, o objetivo do Polygon é permitir e facilitar a criação de soluções escalonáveis, reduzindo alguns problemas existentes ao longo do processo.

Para entendermos como o Polygon funciona, é importante destacar o aumento na utilização da rede Ethereum para além de ser apenas o caminho para o desenvolvimentos de projetos relacionados ao DeFi. Ela também é utilizada para outras iniciativas, como NFTs e projetos relacionados ao metaverso

Essa ampla utilização da rede Ethereum é possível graças a soluções como o Polygon, nomeada como a plataforma criada por desenvolvedores para desenvolvedores.

A rede permite o acesso à estrutura responsável por criar uma Blockchain compatível com a Ethereum. Além disso, por meio da estrutura do Polygon é possível personalizar essas redes e conectá-las à Ethereum. 

O que é a MATIC?

MATIC é o nome da criptomoeda criada para ser utilizada de base para negociações e transações dentro do Polygon, antigamente conhecida como MATIC Network.

Podemos definir tecnicamente a MATIC, como um utility token utilizado na estrutura Polygon. Essa cripto é executada no ERC-20 na Blockchain da rede Ethereum, assim como outros tokens semelhantes.

No ambiente Polygon, a MATIC pode ser utilizada em diversas aplicações, como, por exemplo:

  • participação em decisões do projeto: nessa aplicação, a MATIC atua como token de governança, fornecendo direito à participação em decisões de melhoria da estrutura através de voto;
  • moeda operacional: nesse modelo, a MATIC pode ser utilizada como moeda para pagamento de taxas necessárias em ações dentro do ecossistema de Polygon, como, por exemplo, as taxas de transação nas sidechains;  
  • staking: além das aplicações citadas anteriormente, essa cripto também pode ser utilizada como staking. Portanto, pode validar operações do próprio protocolo Polygon. 

Vale a pena comprar MATIC?

Agora que definimos o que são o Polygon e a MATIC, é a hora de fazer a pergunta de 1 milhão de reais: vale a pena comprar essa criptomoeda e tê-la em sua carteira de investimentos?

A resposta é mais complexa do que parece: não existe uma bola de cristal que possa dizer se vale ou não a pena, mas existem análises que podem mostrar como a MATIC se comportou no passado e se comporta agora para usar como base de escolha.

Além disso, acreditamos que a diversificação da sua carteira de investimentos é essencial para evitar grandes perdas e maximizar seus lucros, de acordo com o seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos. É essencial que você tenha um bom Mindset Cripto para pensar nas estratégias que fazem sentido com o seu objetivo ao comprar criptomoedas!

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.