como funciona a liquidação de tokens, tokens, tokenização, liquidação

Como funciona o processo de liquidação de tokens?

calendar_month 21/09/2021

Quando pensamos na liquidação de tokens, existem diversas dúvidas acerca dos processos que a envolvem.

Preparamos este artigo para você entender melhor como funcionam os processos de liquidação de tokens. Boa leitura!

O que é a liquidação financeira?

Essencialmente, o processo de liquidação financeira ocorre quando o comprador repassa ao vendedor o montante acordado no momento da negociação. O prazo da liquidação pode variar de acordo com o mercado e o tipo de produto financeiro envolvido.

Pode-se dizer que a liquidação financeira consiste na última fase do processo de compra e venda, seja ele referente a ativos ou valores mobiliários.

Como funciona a venda de tokens?

Antes de falar sobre a liquidação de tokens, é importante ressaltar que podem haver variações de acordo com o tipo de token e a empresa tokenizadora responsável.

No nosso caso aqui da Liqi, é preciso ir até o começo para entender melhor o processo de liquidação de tokens. Assim, a venda dos tokens funciona da seguinte forma:

como funciona a liquidação de tokens, tokens, tokenização, liquidação

Como pudemos observar, o processo de vendas começa quando o emissor emite os tokens para a aquisição das pessoas investidoras. É importante entender que o token possui regras definidas em seu Smart Contract.

Assim, o investidor transfere o dinheiro para adquirir o token. Em seguida, a quantia é tokenizada pela Liqi para constar na Blockchain.

Quando há a transferência, os tokens são liberados de acordo com os valores estipulados nas regras. Então, o investidor recebe a quantidade de tokens adquirida e as quantias tokenizadas são liquidadas e transferidas para o emissor.

Como funciona o processo de liquidação de tokens?

Já o processo de liquidação, como o esquema abaixo mostra, começa quando o emissor transfere as remunerações decorrentes do token. Em seguida, a quantia é tokenizada pela Liqi para constar na Blockchain.

Por meio do token de depósito à vista, as remunerações são distribuídas entre as pessoas que adquirem os tokens. O investidor pode transferir o token de depósito à vista para sua conta em forma de Real. Em seguida, os tokens são retirados da carteira do investidor. Por fim, os tokens e BRLTs são liquidados de acordo com as regras definidas nos Smart Contracts.

como funciona a liquidação de tokens, tokens, tokenização, liquidação

As vantagens da tokenização são inúmeras e podem ser aproveitadas para as mais diversas finalidades e por vários segmentos distintos. Por isso, não é de se estranhar que o processo de tokenização venha ganhando cada vez mais espaço e adeptos no mercado. 

Definitivamente, veremos cada vez mais produtos disponíveis no mercado que não existiam ou que estavam na mão de poucos, sendo acessíveis para muitos.

Isso é tokenização – é democratizar, é transparência, é agilidade nos investimentos.

Quer saber mais sobre o universo da tokenização no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram!

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.