Uma das dúvidas que muitas pessoas possuem é como obter as informações de um token na Blockchain. A Liqi te ajuda a descobrir!

Como obter as informações de um token na Blockchain?

calendar_month 09/07/2021

A Blockchain é bastante conhecida por aqueles que estão no mercado de investimentos, principalmente quando falamos sobre a tokenização de ativos. Afinal de contas, é ela que concentra todas as informações relacionadas às transações realizadas.

Entretanto, uma das dúvidas que muitas pessoas possuem é como obter as informações de um token na Blockchain

Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Boa leitura!

O que é e como funciona a Blockchain?

Você sabia que foi a partir do bitcoin, em 2008, que a tecnologia da Blockchain foi executada pela primeira vez? Por conta desse evento, o ano ficou marcado como o do surgimento dela.

Mas é importante ressaltar que a Blockchain não é apenas uma única tecnologia feita para resolver todos os problemas relacionados ao mercado. Ela incorpora diversas tecnologias e estudos voltados para as mais diversas áreas, como, por exemplo:

  • criptografia de chaves;
  • hashing numbers;
  • autenticações;
  • entre muitas outras!

Podemos dizer que a Blockchain funciona como um livro contábil. É nela que estarão concentradas todas as informações relacionadas às transações realizadas, como, por exemplo, a quantia de tokens transacionados, quem os enviou e recebeu, a data das transações e muito mais!

As informações ficam armazenadas em blocos que possuem data e hora e, de tempos em tempos, blocos novos são formados e se unem aos que já existem. Por isso o nome, que, traduzido para o português, significa “cadeia de blocos”. E essa cadeia é imutável!

Antes de serem inseridas na cadeia, todas as informações são validadas e precisam, obrigatoriamente, ser aprovadas. Assim que o processo é completado, elas ganham um código formado por letras e números que será a nova “identidade” de cada uma das informações.

Assim, podemos concluir facilmente que uma das principais importâncias da Blockchain é manter registradas todas as transações e garantir a segurança dos dados presentes nelas.

Como você pode obter as informações de um token na Blockchain?

Para responder essa pergunta, primeiramente precisamos explicar brevemente sobre o conceito das wallets. Elas permitem a realização de transações, monitoramento e armazenamento de tokens.

Entretanto, as wallets serviram apenas como uma interface de controle e acesso dos seus criptoativos. Todos os registros (as datas das transações, quem são os detentores dos tokens, a quantidade que cada um possui) ficam registradas na Blockchain.

Para que você possa interagir com um token na Blockchain, é necessário que tenha a chave necessária para isso. E é aí que entram as wallets.

As wallets se comunicam com a Blockchain e gerenciam os pares de chaves públicas/privadas relacionadas ao endereço dela. E apenas a pessoa que possui a chave privada pode acessar os tokens.

Se o token representar um ativo, o proprietário pode iniciar a transferência dos tokens assinando com sua chave privada, que, por sua vez, gera uma impressão digital ou assinatura digital.

Caso o token represente um direito de acesso a algo que outra pessoa possui, o proprietário desse token pode iniciar o acesso assinando com sua chave privada, criando assim, uma impressão digital. 

Mas, se o token representar uma votação, o proprietário desse token pode votar assinando com sua chave privada, criando uma assinatura digital.

E essa não é a única forma de encontrar informações sobre um token na blockchain!

Cada token também possui um endereço na blockchain na qual foi emitido. E você pode acessar esse endereço para ter acesso às informações, incluindo aquelas que estão presentes no Smart Contract.

É simples assim! Basta você acessar a sua wallet ou o endereço do token na blockchain que você pode ler todas as informações relacionadas.

Afinal, é seguro?

Entenda que um fato importante sobre a Blockchain é que ela é totalmente descentralizada. Isso significa que ela não conta com um servidor central de armazenamento de dados, mas, sim, vários servidores conectados entre si.

Eles utilizam a computação em nuvem para processar, reunir e armazenar todos os blocos de dados e estão espalhados por todo o mundo. Com essa descentralização, há uma maior proteção para tudo o que está contido na Blockchain e as invasões aos dados se tornam mais difíceis.

Investir em tokens pela Blockchain é seguro, uma vez que os dados não podem ser alterados. Além disso, por conta do processamento, organização e armazenamento descentralizado deles, você evitará dores de cabeça envolvendo o roubo de informações.

Para garantir que todas as transações sejam devidamente cumpridas pelas partes acordadas, a Blockchain ainda conta com a tecnologia dos Smart Contracts. 

Esses contratos digitais garantem a validação jurídica e dão ainda mais segurança ao processo de tokenização.E agora você já sabe mais sobre a Blockchain e como obter as informações de um token nela, que tal conhecer mais deste universo? Confira o perfil da Liqi no Instagram!

Outros artigos

O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais
O que são Tokens? Tokens de recebíveis. Renda fixa digital. RFD MB. Mercado Bitcoin renda fixa. Investimento 2024. Investimento acima do CDI. Dica de investimento. Dica de renda fixa. Como funcionam os tokens? Tokens são criptomoedas? Investimentos na blockchain. Investimentos seguros. Investimentos sem volatilidade.

Conheça os Tokens: uma alternativa digital à renda fixa tradicional na blockchain

A renda fixa é um dos modelos mais tradicionais de investimentos de baixo risco, diretamente atrelada à Selic, a taxa básica de juros do Brasil,...

01/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.