gestores de ativos, gestão de ativos, tokenização, tokenizar

O que são gestores de ativos e como eles podem tokenizar?

calendar_month 10/02/2022

A gestão de ativos é uma atividade fundamental quando pensamos no controle de bens materiais e imateriais de uma empresa ou negócio. Para isso, os gestores de ativos possuem um papel chave.

Entretanto, muitos dos gestores não sabem que é possível tokenizar ativos  garantir mais liquidez para os negócios. Neste artigo, falaremos mais sobre a gestão e os gestores de ativos, além de falar mais sobre as vantagens de tokenizar.

Boa leitura!

O que são ativos?

O ativo é tudo aquilo que tenha valor ou um recurso que possa ser convertido em dinheiro. Tanto empresas quanto governos podem possuir ativos.

Podemos citar como exemplos de ativos as ações, títulos públicos, imóveis, automóveis, obras de arte, instrumentos financeiros, marcas, contratos, equipamentos e diversos outros!

Quais ativos podem ser tokenizados?

Podemos dizer que praticamente qualquer tipo de ativo pode ser tokenizado. Mas é importante verificar se faz sentido ele passar pelo processo de tokenização, do ponto de vista mercadológico, tanto para o gestor do ativo quanto para quem irá investir no token.

Como funciona a gestão de ativos?

A gestão de ativos consiste em um conjunto de práticas que precisam ser adotadas por empresas para garantir o controle dos bens materiais e imateriais do negócio. Praticar a gestão dos ativos é fundamental no momento de oferecer produtos e serviços em um mercado cada vez mais competitivo. Os responsáveis por cuidar dessa atividade são os gestores de ativos.

Os gestores de ativos administram os bens da empresa desde a aquisição até o descarte (caso sejam bens materiais) ou outra forma de encerrar o ciclo, como, por exemplo, contratos. Todas as informações do ativo precisam estar de acordo com os dados registrados no sistema da empresa. Assim, os gestores terão o controle de entrada e saída, além de eventuais reposições.

Por que o papel dos gestores de ativos é importante?

Serão os gestores de ativos os responsáveis por priorizar as atividades voltadas para gerar o maior valor possível aos bens da empresa, que busca retorno dos investimentos. Isso porque, antes de descartar algum ativo e adquirir um novo, a empresa precisa saber se o investimento será viável ou não.

Como realizar uma boa gestão de ativos

Bons gestores de ativos conseguem otimizar os processos para que eles se tornem cada vez mais eficientes.

O primeiro passo é realizar o inventário com todos os ativos da empresa, sejam eles materiais ou imateriais. Outra dica é contar com uma equipe qualificada ao lado dos gestores de ativos, com cursos e treinamentos de especialização sendo realizados periodicamente.

No momento do gerenciamento, os gestores de ativos também podem contar com o auxílio tecnológico. Com softwares apropriados, as tarefas dos gestores podem ser automatizadas e eles podem ter acessos aos dados em tempo real, integrar processos operacionais e muito mais.

É importante, também, que os gestores de ativos não deixem passar e identifiquem todos os “ativos fantasmas” da empresa, removendo-os do inventário para que não haja qualquer tipo de dados incorretos.

Por que tokenizar os ativos de uma empresa?

Algo que os gestores de ativos de empresas precisam saber é que é possível tokenizar quase qualquer tipo de ativo, como falamos acima. Além disso, existem diversas vantagens na tokenização, como, por exemplo:

Acessibilidade

Um dos principais benefícios da tokenização é o fácil acesso a ativos de alta performance que, até então, eram viáveis somente para grandes investidores ou para organizações financeiras.

Isso significa que, agora, qualquer pessoa pode investir em um ativo – seja ele qual for – e, assim, ter um alto lucro com essa negociação. É a democratização dos investimentos.

Para os gestores de ativos ou negócios que foram tokenizados, a acessibilidade da tokenização torna a liquidez, ou seja, a conversão do bem em dinheiro, muito maior para a empresa, principalmente porque a tokenização elimina intermediários desnecessários entre o dono do ativo e o investidor.

Segurança

Todo o processo de tokenização é muito bem protegido para que cibercriminosos não consigam invadir ou representar qualquer risco para os detentores de tokens.

Esse processo acontece na Blockchain que, por ser totalmente descentralizada, se torna menos suscetível a falhas e a ataques maliciosos. Assim, garante a segurança nas transações de tokens.

Além disso, por meio dos Smart Contracts, a Blockchain garante a validação jurídica das transações e assegura que todos os acordos serão devidamente cumpridos por ambas as partes. Tudo isso sem que haja a necessidade de envolver uma terceira parte na negociação.

Transparência

Todas as informações referentes a um token ficam salvas na Blockchain, garantindo maior transparência às transações realizadas e possibilitando fazer consultas ao processo.

Por meio dessa cadeia de blocos, é possível saber com exatidão quem é o detentor de um token em cada momento, independentemente da quantidade de transações realizadas. Isso não significa que as transações estão sujeitas a fraudes ou alterações, pelo contrário. Esse acompanhamento prático garante uma das maiores vantagens da tokenização: transparência.

Eficiência

Como falamos anteriormente, diferentemente de um bem físico, que depende de terceiros e de uma série de taxas extras para efetivar a negociação, a tokenização não envolve intermediários.

Como não há custodiantes ou depositários, a tokenização contribui para diminuir o custo da operação e aumentar o retorno do investidor. Aliás, esse é mais um dos pontos positivos quando você escolhe tokenizar um ativo ou emitir um token para o seu negócio.

Por não envolver outras instituições e pessoas, a transação se torna mais ágil, barata (pois não envolve o pagamento de diversas taxas) e, ao mesmo tempo, menos burocrática.

Divisibilidade

O fato de um token representar uma pequena parcela de um ativo físico – seja ele tangível ou intangível – é o que o torna tão revolucionário e lucrativo. Afinal, se você deseja fazer um investimento em tokens, só precisa adquiri-los ao invés de o ativo inteiro. Esse, inclusive, é um dos pontos fortes dos tokens, pois não existe um limite mínimo de vezes em que um ativo pode ser fracionado.

Se você é gestor de ativos em sua empresa, chegou a hora de dar os primeiros passos, tokenizar seus ativos, negociar seus tokens e conquistar liquidez e autonomia com a segurança tecnológica de uma empresa especializada no assunto!

Quer saber como começar a emitir ou investir em tokens e aproveitar todas as vantagens da tokenização? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.