Saiba como se proteger da Engenharia Social!
calendar_month 28/09/2022
A Engenharia Social é um conceito que, apesar de não soar tão perigoso apenas pelo nome, pode ser extremamente danoso para você e seus dados, deixando a sua vida de pernas para o ar.
Neste artigo, você saberá mais sobre como os cibercriminosos usam a Engenharia Social para roubar seus dados e dicas fundamentais para se proteger nesse cenário!
Como funciona a Engenharia Social?
É através da Engenharia Social que os cibercriminosos utilizam técnicas para induzir os usuários a enviar dados confidenciais, abrir sites não confiáveis ou infectados e, ainda, infectar seus equipamentos com malwares.
Estes indivíduos aproveitam as vulnerabilidades dos sistemas, mas também empregam esforços para que erros humanos aconteçam e, nós usuários, venhamos a comprometer as nossas próprias informações. Além do phishing, temos outras formas. Confira abaixo!
- Quid pro quo (“Isso por aquilo”): e-mail informando que o usuário ganhou um valor e para receber esta quantia deve informar seu CPF e dados cadastrais ao remetente. Desconfie, não é normal ganhar altos valores nessas circunstâncias!
- Baiting (“Isca”): é um método que envolve uma armadilha, ou seja, um UBS carregado com malware. Este arquivo compromete o sistema.
- Hacking: são e-mails comprometidos em vazamentos de dados que podem ser sequestrados por invasores, enviando mensagens maliciosas para a lista de contatos. Exemplo: confira esse site incrível. Clique aqui e receba um bônus exclusivo!
- Pretexting(“Histórias”): os cibercriminosos inventam histórias para atrair as vítimas, apelando para o lado emocional, c os e-mails solicitando um valor em depósito para que o usuário receba algum valor posteriormente e possa compartilhar com a pessoa ou auxiliar em algum processo que esteja passando. O objetivo é contar uma história triste para que o usuário fique compadecido de sua situação e auxilie-o, podendo comprometer suas informações dessa forma!
Dicas para se proteger da Engenharia Social
Com apenas alguns passos simples, você pode se proteger da Engenharia Social e manter a integridade dos seus dados! Confira abaixo:
- Não conecte um USB desconhecido sem realizar uma varredura ou identificar a origem do dispositivo;
- Em caso de telefonemas, certifique-se das credenciais e não informe seus dados pessoais e sensíveis, tais como senhas, número do cartão de crédito, etc.;
- Utilize um filtro de SPAM nos seus e-mails. É possível identificar links suspeitos ou anexos perigosos e bloquear da sua caixa de entrada;
- Configure seu navegador para que notifique em caso de entrada em sites não seguros;
- Em caso de mensagens oferecendo benefícios fora da realidade, desconfie.
Essas são algumas das principais dicas para evitar ser afetado pela Engenharia Social e aumentar ainda mais sua segurança cripto. Inclua essas ações em sua rotina, protegendo-se e evitando se tornar vítima desses golpes!
Outros artigos
Evolução da tokenização e do olhar dos reguladores sobre a tecnologia | Daniel Coquieri
Daniel Coquieri discute a construção de uma nova infraestrutura para o mercado de capitais no Brasil, algo que pode ser comparado a uma ponte que...
13/09/2024
Saiba maisMercado de Capitais e Mercado de Crédito: quais as diferenças?
Dois conceitos fundamentais para entender as diferentes opções de captação de recursos e investimento são o de Mercado de Capitais e o de...
10/09/2024
Saiba maisComo o controle e a segurança variam entre os tipos de blockchain? | Gustavo Sanches e Samuel Venzi
Samuel Venzi (CTO da GoLedger) e Gustavo Sanches (CIO da GoLedger) explicam as diferenças entre as blockchains públicas, privadas, permissionadas...
30/08/2024
Saiba maisSaiba das novidades cripto antes de todo mundo!
Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.