engenharia social, segurança cripto, segurança, dados, cripto

Saiba como se proteger da Engenharia Social!

calendar_month 28/09/2022

A Engenharia Social é um conceito que, apesar de não soar tão perigoso apenas pelo nome, pode ser extremamente danoso para você e seus dados, deixando a sua vida de pernas para o ar.

Neste artigo, você saberá mais sobre como os cibercriminosos usam a Engenharia Social para roubar seus dados e dicas fundamentais para se proteger nesse cenário!

Como funciona a Engenharia Social?

É através da Engenharia Social que os cibercriminosos utilizam técnicas para induzir os usuários a enviar dados confidenciais, abrir sites não confiáveis ou infectados e, ainda, infectar seus equipamentos com malwares.

Estes indivíduos aproveitam as vulnerabilidades dos sistemas, mas também empregam esforços para que erros humanos aconteçam e, nós usuários, venhamos a comprometer as nossas próprias informações. Além do phishing, temos outras formas. Confira abaixo!

  • Quid pro quo (“Isso por aquilo”): e-mail informando que o usuário ganhou um valor e para receber esta quantia deve informar seu CPF e dados cadastrais ao remetente. Desconfie, não é normal ganhar altos valores nessas circunstâncias!
  • Baiting (“Isca”): é um método que envolve uma armadilha, ou seja, um UBS carregado com malware. Este arquivo compromete o sistema. 
  • Hacking: são e-mails comprometidos em vazamentos de dados que podem ser sequestrados por invasores, enviando mensagens maliciosas para a lista de contatos. Exemplo: confira esse site incrível. Clique aqui e receba um bônus exclusivo!
  • Pretexting(“Histórias”): os cibercriminosos inventam histórias para atrair as vítimas, apelando para o lado emocional, c os e-mails solicitando um valor em depósito para que o usuário receba algum valor posteriormente e possa compartilhar com a pessoa ou auxiliar em algum processo que esteja passando. O objetivo é contar uma história triste para que o usuário fique compadecido de sua situação e auxilie-o, podendo comprometer suas informações dessa forma! 

Dicas para se proteger da Engenharia Social

Com apenas alguns passos simples, você pode se proteger da Engenharia Social e manter a integridade dos seus dados! Confira abaixo:

  • Não conecte um USB desconhecido sem realizar uma varredura ou identificar a origem do dispositivo;
  • Em caso de telefonemas, certifique-se das credenciais e não informe seus dados pessoais e sensíveis, tais como senhas, número do cartão de crédito, etc.;
  • Utilize um filtro de SPAM nos seus e-mails. É possível identificar links suspeitos ou anexos perigosos e bloquear da sua caixa de entrada;
  • Configure seu navegador para que notifique em caso de entrada em sites não seguros;
  • Em caso de mensagens oferecendo benefícios fora da realidade, desconfie.

Essas são algumas das principais dicas para evitar ser afetado pela Engenharia Social e aumentar ainda mais sua segurança cripto. Inclua essas ações em sua rotina, protegendo-se e evitando se tornar vítima desses golpes!

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.