criptoativo, o que são criptoativos, o que é criptoativo, token, tokens

Criptoativos: tudo o que você precisa saber sobre eles!

calendar_month 03/08/2021

Com a Transformação Digital que ocorreu e segue ocorrendo ao longo dos anos, é inegável que surgiram novas formas de realizar negócios. Entre as ferramentas fundamentais para que eles sejam realizados, não podemos deixar de destacar os criptoativos.

Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre criptoativos e por que o potencial deles cresce cada vez mais.

Boa leitura!

O que são os criptoativos?

Podemos entender como criptoativos os ativos virtuais que são protegidos pela criptografia. Eles estão presentes exclusivamente em registros digitais e todas as operações envolvendo criptoativos são realizadas e armazenadas em uma rede de computadores.

Os criptoativos surgiram para facilitar as transações financeiras eletrônicas ou pagamentos entre indivíduos ou empresas. Assim, não é necessária a intermediação de instituições financeiras, o que traz muito mais agilidade para os processos.

Como funcionam os criptoativos?

O funcionamento dos criptoativos se baseia na tecnologia conhecida como Blockchain. Ela funciona como um livro contábil e concentra todas as informações relacionadas às transações realizadas.

Todas essas informações são armazenadas dentro de um bloco, que possui um registro de hora e data. De tempos em tempos, um novo bloco é formado e acoplado a um bloco anterior. 

Dessa forma, é criada uma “cadeia de blocos” (por isso o nome Blockchain) imutável, ou seja, que em hipótese alguma será alterada. Caso uma simples vírgula fosse alterada no primeiro bloco, todos os outros milhares de blocos teriam que ser alterados também.

Antes de serem inseridas, de fato, na Blockchain, todas as informações sobre os criptoativos são validadas e precisam, obrigatoriamente, ser aprovadas. Quando isso acontece, elas passam a ser identificadas por um código alfanumérico.

A Blockchain possui uma grande importância nas transações de criptoativos, uma vez que é ela que deixará tudo registrado e garantirá a segurança de todos os dados.Isso porque os blocos são dependentes uns dos outros e cada informação possui uma codificação específica.

Quem possui o código alfanumérico se torna o proprietário dos criptoativos. Esses ativos podem ser negociados através de Exchanges ou bilateralmente, sem intermediações.

Como operar criptoativos?

Para que você possa operar criptoativos, é necessário possuir uma wallet, que conta com uma chave pública e uma chave privada. A pública serve para publicar suas transações na rede, enquanto a privada se faz necessária no momento de acessar a wallet e operar com ela.

É importante ressaltar que os criptoativos não residem em registros digitais de nenhuma instituição financeira.

Existem, atualmente, centenas de criptoativos, como por exemplo as criptomoedas, os tokens, as stablecoins e outros. Cada um tem as suas próprias regras de funcionamento, que são elaboradas pelos criadores e desenvolvedores dos criptoativos.

No que as criptomoedas e os tokens se diferem?

As criptomoedas são ativos nativos de uma rede Blockchain que podem ser utilizados como um meio para transações e para armazenamento de valor. Elas são descentralizadas, ou seja, são emitidas diretamente pelo protocolo Blockchain em que são executadas, não por bancos ou governos específicos. 

Em muitos casos, as criptomoedas não são usadas apenas para pagar taxas de transação na rede, mas também para incentivar os usuários a manter a rede da criptomoeda segura.

Os tokens, por sua vez, são basicamente unidades de valor que organizações ou projetos baseados em Blockchain desenvolvem em cima de redes blockchain existentes. Embora muitas vezes compartilhem compatibilidade profunda com as criptomoedas dessa rede, eles são uma classe de criptoativos totalmente diferente.

A diferença entre criptomoedas e tokens é que as criptomoedas são o ativo nativo de um protocolo de Blockchain específico, enquanto os tokens são criados por plataformas que se baseiam nessas Blockchains. 

Sendo tokens ou criptomoedas, é inegável o impacto que os criptoativos tiveram e têm até hoje, na forma como as pessoas realizam transações. É só olhar a evolução nas formas como os negócios eram feitos, primeiro por trocas, depois utilizando moedas, notas de papel, cartões de crédito e débito, internet banking e chegando onde estamos atualmente. 

Temos um material gratuito e completo sobre a tokeinzação e como ela vem transformando o mercado e as maneiras de realizar negócios. É só clicar na imagem abaixo e baixar!

tokenização, token, liqi

E pode ter certeza que o futuro é bem promissor, por isso é importante estar atualizado com todas as transformações do mercado.

Quer saber mais sobre o universo dos criptoativos? Não deixe de seguir a Liqi Instagram!

 

Outros artigos

Qual a diferença entre Tipos e Perfis de Investidor, O que define os 3 perfis de investidor relacionados a risco, O que é o tipo de Investidor Qualificado, Quais são as vantagens para os Investidores Qualificados, Como se tornar um investidor qualificado, O que é o tipo de Investidor Profissional, O que é o tipo de Investidor Institucional, O que é o tipo de Investidor de Varejo, Quais tipos de investimentos estão disponíveis para o Investidor de Varejo

Tipos de investidores: qualificado, profissional, institucional e de varejo

Quando se trata de investimentos, conhecer a sua categoria de tipo de investidor pode abrir portas para diversas oportunidades financeiras. Os...

13/06/2024

Saiba mais

Como funcionam as DLTs e Blockchain? | Tatiana Revoredo

Tatiana Revoredo explica quais as principais diferenças entre as blockchain públicas e as blockchains privadas (conhecidas como DLTs). Segundo...

07/06/2024

Saiba mais
O que é uma securitizadora e qual o seu papel no mercado financeiro, O que é securitização, Que tipos de ativos podem ser securitizados, como CRA, CRI, Debênture e Certificado de Recebíveis, Quais são os principais pilares da securitização, Qual é o processo de securitização, Por que investir em títulos securitizados e Quais são as tendências para o futuro da securitização com o uso de blockchain e tokenização.

O que é securitização, o que fazem as securitizadoras e qual sua importância para o mercado financeiro?

A securitização é um processo financeiro complexo, mas essencial no mundo moderno dos investimentos e finanças. Vamos descomplicar o tema e...

05/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.