criptoativos, investimentos, criptomoedas, bitcoin

Quais fatores influenciam na cotação dos criptoativos?

calendar_month 14/07/2022

Quando falamos de criptoativos, e principalmente das criptomoedas, podemos ver que o valor delas flutua bastante no mercado cripto, pois são extremamente voláteis.

Mas como a cotação dos criptoativos é definida? Continue lendo este artigo e descubra. Boa leitura! 

O que são criptoativos?

Podemos entender como criptoativos os ativos virtuais que são protegidos pela criptografia. Eles estão presentes exclusivamente em registros digitais e todas as operações que os envolve são realizadas e armazenadas em uma rede de computadores.

Os criptoativos surgiram para facilitar as transações financeiras eletrônicas e pagamentos entre indivíduos ou empresas. Assim, não é necessária a intermediação de instituições financeiras, o que traz muito mais agilidade para os processos.

Como funcionam os criptoativos?

O funcionamento deles se baseia na tecnologia conhecida como Blockchain. Ela funciona como um livro contábil e concentra todas as informações relacionadas às transações realizadas.

Todas essas informações são armazenadas dentro de um bloco, que possui um registro de hora e data. De tempos em tempos, um novo bloco é formado e acoplado a um bloco anterior. 

Dessa forma, é criada uma “cadeia de blocos” (por isso o nome Blockchain) imutável, ou seja, que em hipótese alguma será alterada. Caso uma simples vírgula fosse alterada no primeiro bloco, todos os outros milhares de blocos teriam que ser alterados também.

Antes de serem inseridas, de fato, na Blockchain, todas as informações sobre os criptoativos são validadas e precisam, obrigatoriamente, ser aprovadas. Quando isso acontece, elas passam a ser identificadas por um código alfanumérico.

A Blockchain possui uma grande importância nas transações de criptoativos, uma vez que é ela que deixará tudo registrado e garantirá a segurança de todos os dados. Isso porque os blocos são dependentes uns dos outros e cada informação possui uma codificação específica.

Quem possui o código alfanumérico se torna o proprietário dos criptoativos. Esses ativos podem ser negociados através de Exchanges ou bilateralmente, sem intermediações.

Que fatores influenciam na cotação dos criptoativos?

Como já falamos anteriormente, os criptoativos – principalmente as criptomoedas – são extremamente voláteis. E existem alguns fatores que influenciam na cotação deles. Falaremos sobre eles a seguir.

Podemos mencionar, primeiramente, um fator que é extremamente importante quando pensamos no mercado cripto, que é a procura pelas moedas. A lógica é simples: quanto maior for a procura para comprá-las, maior será o valor delas. No caminho contrário, com a menor demanda, o valor diminui. É a lei da oferta e procura, um conceito que surgiu bem antes dos criptoativos, mas que se aplica perfeitamente a eles.

Além da oferta e da procura, outro fator que afeta a cotação dos criptoativos é a mídia. Isso porque as notícias veiculadas em jornais e portais de notícias podem – e provavelmente vão – afetar positivamente ou negativamente a cotação das moedas, assim como já fizeram no mercado tradicional há décadas.

Agora, pensando no Brasil, talvez um dos fatores mais importantes que afetem a cotação dos criptoativos é o dólar, que influencia diretamente no valor do Bitcoin, a principal criptomoeda do mercado. Isso acontece porque a moeda americana é utilizada como base para o preço do Bitcoin ao redor do globo.

Esses são os principais fatores que afetam a cotação dos criptoativos. Mas, acima de tudo, é fundamental que você estude as movimentações do mercado cripto para entender os fundamentos dos criptoativos em que irá aplicar seu dinheiro e não se deixar levar pela emoção durante as negociações.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

O que é a Hyperledger Besu. Quais os casos de uso da Hyperledger Besu. Em quais setores a Hyperledger Besu pode ser utilizada? .Por que a Hyperledger Besu foi escolhida para o Drex (Real Digital).

Hyperledger Besu: como funciona, quais as aplicações e vantagens?

A Hyperledger Besu foi a DLT escolhida pelo Banco Central para o projeto piloto do Drex (também chamado de Real Digital). No mais novo episódio do...

21/02/2024

Saiba mais
Quem é a ABcripto? Qual o papel da ABcripto? Criptoeconomia brasileira. Autorregulamentação ABcripto. Regulamentação cripto no Brasil. Segurança cripto. Bernardo Srur ABcripto. Talkenização podcast Liqi. Cripto é seguro? Tokens são seguros? Investir em ativos financeiros com segurança. Associados ABcripto.

Regulamentação cripto: o papel da ABCripto no mercado financeiro brasileiro

A ABCripto é uma entidade brasileira fundada em 2018 com o objetivo de unir empresas do ecossistema dos criptoativos e blockchain para a...

07/02/2024

Saiba mais
O que são Tokens? Tokens de recebíveis. Renda fixa digital. RFD MB. Mercado Bitcoin renda fixa. Investimento 2024. Investimento acima do CDI. Dica de investimento. Dica de renda fixa. Como funcionam os tokens? Tokens são criptomoedas? Investimentos na blockchain. Investimentos seguros. Investimentos sem volatilidade.

Conheça os Tokens: uma alternativa digital à renda fixa tradicional na blockchain

A renda fixa é um dos modelos mais tradicionais de investimentos de baixo risco, diretamente atrelada à Selic, a taxa básica de juros do Brasil,...

01/02/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.