Qual valor preencher na declaração de imposto de renda cripto 2023? | Ana Paula Rabelo

calendar_month 16/03/2023

Ana Paula Rabelo (do @DeclarandoBitcoin) explica quais os valores que devem ser preenchidos na declaração de IR 2023 para as criptomoedas e demais criptoativos!

Declarar não significa pagar imposto, a estratégia de Hold, por exemplo, ainda configura a obrigação de declaração no Imposto de Renda, mas não o pagamento de impostos. Isso é realidade mesmo quando há valorização ou desvalorização do criptoativo.

O pagamento de imposto é obrigatório quando há venda da criptomoeda ou ativo digital que gerou lucro.

A declaração é baseada no custo de aquisição. Sendo assim, o preenchimento do valor dos criptoativos não é pautado pelo valor dele no último dia do ano anterior, mas sim pelo valor pago no momento da compra.

A declaração de imposto de renda de criptomoedas em 2023 dependerá de vários fatores, como o tipo de transação realizada e o lucro obtido ou prejuízo sofrido. Em geral, para declarar criptomoedas, é necessário preencher a ficha “Bens e Direitos” e informar a quantidade e o valor de aquisição das criptomoedas.

O imposto devido sobre as operações com criptoativos é calculado com base na tabela de Imposto de Renda para ganhos de capital, que é progressiva e varia de acordo com o valor do lucro obtido na operação. O percentual de imposto a ser pago varia de 15% a 22,5%, dependendo do valor do lucro obtido.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo cripto?

Siga a Liqi nas redes sociais:

➜ Instagram: https://www.instagram.com/liqibr/

➜ YouTube: https://www.youtube.com/@LiqiDigitalAssets/

➜ LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/liqidigitalassets/

➜ Tik Tok: https://www.tiktok.com/@liqibr

➜ Twitter: https://twitter.com/liqibr

➜ Newsletter: https://www.liqi.com.br/newsletter

Aproveite para conhecer o SITE da Liqi: https://www.liqi.com.br/

Outros artigos

Bárbara Elis (Consultora Sênior de Supply Chain) apresenta como a tecnologia blockchain pode revolucionar a rastreabilidade, a transparência e a eficiência nas cadeias de suprimentos. Ela explica de que forma contratos inteligentes, registros imutáveis e integrações tecnológicas contribuem para resolver problemas críticos de logística, compliance e sustentabilidade, transformando informações em ativos estratégicos para empresas.

Blockchain e supply chain: rastreabilidade, inovação e eficiência | com Bárbara Elis

Quando falamos em cadeia de suprimentos, estamos nos referindo a um conjunto de empresas interligadas, responsáveis por levar um produto desde a...

20/08/2025

Saiba mais

Edição 100 do CortesTalkenização: os caminhos da tokenização no mercado financeiro | Daniel Coquieri

Chegar à edição 100 do Cortes do Talkenização é motivo de celebração.  Foram dezenas de conversas que ajudaram a descomplicar conceitos,...

19/08/2025

Saiba mais

Reconciliação de gravames: segurança e confiança para captação e investimentos

Antes de uma empresa emitir títulos, buscar crédito estruturado ou apresentar garantias para captar recursos, há um cuidado técnico essencial que...

12/08/2025

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.