conta escrow o que é; escrow account; o que é uma conta escrow

Conta Escrow: entenda o que é e como funciona!

calendar_month 07/07/2021

Se você está entrando agora no universo dos investimentos, talvez já deva ter cruzado com o termo “Conta Escrow” ou “Escrow Account”. E, caso ainda não tenha ouvido falar, com certeza você vai ouvir em algum momento.

Para que não haja qualquer dúvida a respeito do assunto, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber. 

Boa leitura!

O que é e como funciona uma Conta Escrow?

Primeiramente, é importante entender que o termo “Conta Escrow” ou “Escrow Account” não possui uma tradução literal para a nossa língua, por isso utilizamos a língua original no dia a dia.

Pode-se dizer que uma Conta Escrow é uma “conta controlada” ou “conta de garantia”. 

Ela é utilizada como mecanismo para transações que envolvem grandes quantias entre partes. Assim, os grandes riscos que estariam presentes nessas transações volumosas podem ser mitigados.

No momento da criação da conta, as partes envolvidas abrem uma conta, que é formalizada através de um contrato Escrow. Nesse contrato, as partes em comum determinam quais regras de investimento ou desembolso dos recursos depositados. 

No ato, é necessário que as partes escolham uma terceira, chamada de agente Escrow (ou depositário Escrow) para representar a parte neutra da negociação.

Normalmente, a terceira parte indicada é uma instituição bancária e é ela que se responsabilizará pela guarda, administração e destinação dos ativos depositados na conta Escrow, obedecendo tudo o que está pré-estabelecido no contrato.

Assim, existe uma maior garantia de que a negociação entre as partes ocorrerá, afinal, elas terão a certeza de que o valor será liberado de acordo com os termos acordados e apenas se as condições e etapas da negociação estiverem cumpridas. 

Como a Conta Escrow está relacionada com a antecipação de recebíveis?

Quando se trata da antecipação de recebíveis e a sua empresa cria uma conta, cedendo o direito de movimentação a securitizadoras ou a um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), os títulos de recebíveis da sua empresa são antecipados no mesmo momento. 

Quando os clientes forem pagar, a quantia será depositada na Conta Escrow.

Dessa forma, a conta servirá como garantia para ampliar um limite de crédito do seu negócio. É uma excelente opção caso você tenha buscado outras opções de crédito no mercado que não atendam às necessidades da sua empresa.

Conta Escrow e tokenização

A criação de uma Conta Escrow no processo de tokenização irá depender das suas necessidades. Para entender melhor, é importante saber o que são tokens e o processo de tokenização.

Os tokens são representações digitais de partes de um ativo. Eles podem representar tanto ativos tangíveis (como imóveis, automóveis e obras de arte, por exemplo) quanto intangíveis (como patentes e carreiras de profissionais).

Eles servem para trazer vantagens tanto para os emissores quanto para os investidores, aumentando a liquidez de ativos, oferecendo acesso a ativos de alta performance e reduzindo os custos.

Nem todos os tokens funcionam da mesma maneira, mas você pode saber mais sobre os diferentes tipos de tokens aqui.

O processo de tokenização acontece em 4 etapas principais. Você pode saber como é o processo completo nesse artigo do nosso blog!

Quando criar uma Conta Escrow na tokenização do seu ativo?

É logo na primeira etapa que você verificará a necessidade de criar a Conta Escrow. 

Inicialmente, a empresa tokenizadora (a Liqi, por exemplo) avalia o ativo que um emissor pretende tokenizar para verificar sua existência e se ele se enquadra em certos requisitos. Além disso, é desenvolvido um contrato jurídico que estabelece todos os direitos dos detentores do token.

Em seguida, os Smart Contracts são instantaneamente criados dentro de uma uma rede segura e criptografada chamada Blockchain.

Quando se trata da Conta Escrow no processo de tokenização, é ela que receberá e manterá seguro todo o capital investido até que a arrecadação-alvo tenha sido alcançada e a devida diligência do ativo alvo tenha sido concluída.

Se esses dois critérios forem atendidos, então o capital será liberado para o proprietário do ativo e os investidores receberão seus tokens correspondentes. 

Entretanto, a Conta Escrow só é necessária para alguns investimentos, principalmente os de altos valores, em que seja necessária a garantia de que a transição não seja de risco e que todos recebam as suas devidas partes.

Entendeu como funciona a Conta Escrow e quando é necessária a sua criação no processo de tokenização?

Não deixe de seguir a Liqi pelo Instagram e ficar por dentro do mundo da democratização de investimentos!

 

Outros artigos

FIDC e TIDC: diferenças de estrutura, custos e funcionamento | Alexandre Freitas

Neste vídeo, Alexandre Freitas explora os detalhes do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), como ele é regulamentado pela...

05/07/2024

Saiba mais
O que é alavancagem financeira; O que é alavancagem financeira para empresas; Benefícios e riscos da alavancagem financeira para empresas; O que é alavancagem financeira para investidores; Benefícios e riscos da alavancagem financeira para investidores; O que é Grau de Alavancagem (GAF); Empresas alavancadas; Investidores alavancados

O que é Alavancagem Financeira para empresas e para investimentos

A alavancagem financeira é um conceito fundamental tanto para empresas quanto para investidores, oferecendo a possibilidade de ampliar ganhos...

02/07/2024

Saiba mais

Glossário da economia tokenizada: Sopa de Letrinhas

Confira o nosso Glossário por ordem alfabética para entender os principais conceitos, instrumentos de investimento e tecnologias do mercado...

25/06/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.