bull market, bear market, investimentos, mercado cripto

Bull Market: saiba tudo sobre ele!

calendar_month 30/06/2022

O período do primeiro semestre de 2022 para o mercado cripto não tem sido dos mais animadores, mesmo sendo uma ótima oportunidade para comprar criptomoedas, uma vez que ainda não entramos no Bear Market. Já falamos sobre esse termo no blog, mas você já ouviu falar sobre o Bull Market, o oposto do Bear Market?

Descubra mais sobre o tão sonhado período de Bull Market por parte dos investidores neste artigo. Boa leitura!

O que é Bull Market?

Bull Market (ou Mercado do Touro, em tradução livre) é um termo utilizado para representar um momento de otimismo, em que o mercado financeiro – tanto cripto quanto tradicional – se encontra em alta, com os preços de criptoativos, ações e outros disparando. Os investidores com essa visão otimista são conhecidos como bulls, ou touros.

O importante é ter em mente que o Bull Market significa que há tendências de alta para os criptoativos, o que acaba virando uma ótima oportunidade para quem está disposto a entrar de cabeça em investimentos mais arriscados.

Entretanto, é importante sempre verificar o seu perfil de investidor antes de investir nesses tipos de ativos para evitar ir contra a sua tolerância ao risco.

Bullish x bearish

Quando falamos de Bull Market e Bear Market, também existem outros termos que se fazem bastante presentes: o bullish e o bearish.

De forma bem simples: o bullish é utilizado para definir o cenário em que os investidores estão otimistas e com as expectativas nas alturas, acreditando que o mercado irá voltar a ficar saudável e os preços irão subir.

Já o bearish é utilizado para definir o cenário contrário, em que os investidores mantêm suas expectativas lá embaixo, pois acreditam que a queda nos preços do mercado irá continuar.

Qual a origem do termo Bull Market?

Mas o que o mundo animal tem a ver com o mercado financeiro? Podemos buscar, entre as teorias existentes, uma levantada pelo autor Richard Tedlow, que acredita nas expressões como um reflexo na maneira em que o touro e o urso atacam as presas.

Enquanto o touro utiliza seus chifres em um movimento de ascensão, o urso ataca com suas patas dianteiras e leva a presa ao chão, sufocando-a com sua força. Ambas as formas de ataque se assemelham a gráficos em crescimento ou queda. Simples de entender, não é mesmo?

Afinal de contas, quando entraremos no Bull Market?

No cenário atual, após o primeiro semestre de 2022, infelizmente não temos expectativas de entrar no Bull Market tão cedo. Também não estamos ainda no Bear Market, de acordo com alguns especialistas do mercado cripto. 

Quando se trata principalmente do Bitcoin, estamos passando, no primeiro semestre de 2022, por um momento em que o seu preço está em queda, após atingir a alta histórica no fim de 2021. Esse momento, que muitos acabam achando que é o Bear Market, na verdade é o de correção do mercado, o que não impede o mercado de, no futuro, entrar no Bear Market.

Apesar de diversas pessoas quererem fazer parte do mercado cripto quando os preços estão nas alturas e todos estão empolgados, muitos não sabem que uma das melhores oportunidades para comprar criptomoeda é enquanto o mercado está em correção e não entra no Bear Market.

Momentos de queda são, normalmente, uma ótima oportunidade para comprar seus Bitcoins, mesmo com o cenário não sendo o mais favorável. Isso porque investir em BTC é pensar sempre no longo prazo e não se deixar afetar pelas variações do seu valor.

Quem estuda o mercado, entende como ele funciona e já sabe as melhores estratégias a serem adotadas, tanto em momentos de queda quanto de alta. Essa percepção não ocorre para aqueles que estão acostumados em investir no mercado tradicional, por isso eles têm receio de vir a fazer parte do mercado cripto.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre a história da criptomoeda mais popular do mercado. Que tal começar a investir agora?

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

Vantagens da tokenização para o investimento em crédito | André Pina

André Pina discute as principais vantagens da tokenização no mercado de crédito, destacando como a tecnologia blockchain pode automatizar e...

24/05/2024

Saiba mais
O que é garantia em operações de crédito, Quais são os principais tipos de garantias de crédito, Como funciona a Alienação Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária, Como funciona a garantia de Devedor Solidário, Como funciona a garantia por Fiador, Como definir qual a garantia ideal para cada tipo de operação de crédito

Como funcionam os diferentes tipos de garantias de crédito?

Quando se trata de operações de crédito e investimento, entender o papel das garantias é essencial para mitigar riscos e proteger os interesses...

23/05/2024

Saiba mais
O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.