bear market, mercado em queda, mercado de urso, criptoativos, bitcoin, investimentos, criptomoedas

Bear Market: entenda mais sobre ele!

calendar_month 23/06/2022

Em momentos semelhantes ao que estamos passando no primeiro semestre de 2022, com uma grande queda no preço de diversos criptoativos, muitos especialistas do mercado cripto apontam para uma possível entrada no Bear Market.

Mas o que significa quando o mercado financeiro – tanto cripto quanto tradicional – corre o risco de entrar ou acaba entrando no Bear Market? Continue lendo o artigo e descubra mais sobre esse termo!

O que é o Bear Market?

O termo – traduzido para o português como Mercado de Ursoé um sinal de que o mercado está em um estado de pessimismo, com o preço de ações, criptoativos e outros despencando drasticamente, assim como a expectativa geral dos investidores, que são chamados, nesse momento, de bears, ou ursos.

O Bear Market é o oposto do Bull Market (ou Mercado de Touro), que consiste em um momento de otimismo, em que o mercado financeiro – tanto cripto quanto tradicional – se encontra em alta, com os preços de criptoativos, ações e outros disparando. Os investidores com essa visão otimista são conhecidos como bulls, ou touros.

Bearish x bullish

Quando falamos de Bear Market e Bull Market, também existem outros termos que se fazem bastante presentes: o bearish e o bullish.

De forma bem simples: bearish é utilizado para definir um cenário em que os investidores mantêm suas expectativas lá embaixo, pois acreditam que a queda nos preços do mercado irá continuar.

Já o bullish é utilizado para definir o cenário contrário, em que os investidores estão otimistas e com as expectativas nas alturas, acreditando que o mercado irá voltar a ficar saudável e os preços irão subir.

Qual a origem do termo Bear Market?

Mas o que o mundo animal tem a ver com o mercado financeiro? Podemos buscar, entre as teorias existentes, uma levantada pelo autor Richard Tedlow, que acredita nas expressões como um reflexo na maneira em que o touro e o urso atacam as presas.

Enquanto o urso ataca com suas patas dianteiras e leva a presa ao chão, sufocando-a com sua força, o touro utiliza seus chifres em um movimento de ascensão. Ambas as formas de ataque se assemelham a gráficos em queda ou em crescimento. Simples de entender, não é mesmo?

Afinal de contas, estamos entrando no Bear Market?

Quando se trata principalmente do Bitcoin, estamos passando, no primeiro semestre de 2022, por um momento em que o seu preço está em queda, após atingir a alta histórica no fim de 2021. Esse momento, que muitos acabam achando que é o Bear Market, na verdade é o de correção do mercado, o que não impede o mercado de, no futuro, entrar no Bear Market.

Apesar de diversas pessoas quererem fazer parte do mercado cripto quando os preços estão nas alturas e todos estão empolgados, muitos não sabem que uma das melhores oportunidades para comprar criptomoeda é enquanto o mercado está em correção e ainda não entrou no Bear Market.

Momentos de queda são, normalmente, uma ótima oportunidade para comprar seus Bitcoins, mesmo com o cenário não sendo o mais favorável. Isso porque investir em BTC é pensar sempre no longo prazo e não se deixar afetar pelas variações do seu valor.

Quem estuda o mercado, entende dos fundamentos da criptomoeda e já sabe as melhores estratégias a serem adotadas, tanto em momentos de queda quanto de alta. Essa percepção não ocorre para aqueles que estão acostumados em investir no mercado tradicional, por isso eles têm receio de vir a fazer parte do mercado cripto.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre a história da criptomoeda mais popular do mercado. Que tal começar a investir agora?

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

O que já foi testado no Drex e quais são os próximos passos? | João Gianvecchio

João Gianvecchio apresenta os resultados iniciais dos testes do Drex conduzidos pelo Banco Central com 16 participantes. Nesta primeira fase, os...

08/11/2024

Saiba mais
O surgimento da tokenização no Brasil e a resposta inicial da CVM; Definindo “Tokenização” e o Parecer de Orientação 40; Desafios regulatórios iniciais; Quais são as vantagens da tokenização para a CVM?; Desafios regulatórios atuais; Revisão da Normativa 88 de Crowdfunding; Resolução de problemas estruturais no mercado financeiro; Estruturação interna e o comitê de governança CRIA; Cooperação com o Banco Central e o Drex; Mecanismos de proteção ao investidor; Como lidar com o equilíbrio entre proteção e inovação?; O papel da tokenização no futuro do mercado de capitais; Tendências globais e o potencial do Brasil como líder em tokenização

CVM explica sua visão sobre a tokenização e o futuro do mercado de capitais

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil vem desempenhando um papel fundamental na criação de uma estrutura regulatória que suporte a...

06/11/2024

Saiba mais
Ilustração abstrata combinando elementos de papelada, calculadora e correntes, simbolizando a emissão de notas comerciais, fluxo financeiro e tokenização de nota comercial na blockchain

O Guia da Nota Comercial: o que é, como funciona e por que investir?

A nota comercial é um título de crédito emitido por empresas para captar recursos no mercado de forma ágil e eficiente.  Este tipo de...

28/10/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.