Podemos definir o termo “baleia”, no mercado cripto, como uma forma frequentemente usada para descrever os donos de grandes quantidades de Bitcoin que mostram o seu poder de movimentar o mercado Bitcoin de acordo com seus interesses

Baleias: saiba quem são essas pessoas no mercado cripto!

calendar_month 17/11/2022

Se você faz parte do mercado cripto, principalmente negociando Bitcoins, deve ter ouvido falar das famigeradas baleias. Mas já parou para se perguntar quem são essas figuras tão emblemáticas?

Neste artigo, você saberá tudo sobre as baleias do mercado cripto e o papel que elas representam nele. Boa leitura!

O que são as baleias no mercado cripto?

Pense no mercado como um grande oceano. Nele cabem desde grandes mamíferos, como as baleias, até os peixes pequenos, como as sardinhas, todos sedentos por se alimentar . As ondas podem representar a movimentação do mercado, por exemplo.

Podemos definir o termo “baleia”, no mercado cripto, como uma forma frequentemente usada para descrever os donos de grandes quantidades de Bitcoin que mostram o seu poder de movimentar o mercado Bitcoin de acordo com seus interesses.

Os grandes investidores a que o termo se refere são instituições que, geralmente, gerenciam centenas de milhares de Bitcoins, e que, estrategicamente, são injetadas no mercado através das exchanges, Isso tudo fora da vista das sardinhas.

Como elas possuem grandes massas de capitais, as instituições podem fazer o mercado se movimentar de acordo com as suas vontades. Isso porque, se você pensar em uma baleia de verdade, essas instituições são uma grande força que, no momento que pede passagem, os peixes menores devem abrir o caminho.

Nenhuma corrente é forte o suficiente para desviar a baleia de seu curso, por isso sua intenção se torna o caminho!

O que fazer se você é um “peixe pequeno nesse oceano”?

Embora não haja sentido em falar de conluio entre as baleias do mercado cripto, parece racional que os grandes investidores coordenem as suas ações para que não haja um grande caos no mercado. 

Pelo fato de existirem membros da comunidade cripto que são conhecidos por manter quantidades consideráveis ​​de Bitcoin, é de se imaginar que eles, razoavelmente, discutam e alinhem os seus interesses com outros motores potenciais de mercado.

Então, não é sobre um pedido de 1000 BTC que você vê no order book de uma exchange ou os 50 BTC que passam por uma loja de varejo que aceita Bitcoin. O mercado de BTC, embora de alto risco e baseado em uma inovação jamais imaginada antes, é o sonho mais alto de um especulador. Quando o mercado se movimenta para baixo, é porque as baleias estão “reunindo a isca” para que possam comprar baixo.

Quanto às sardinhas – grande parte das pessoas presentes no mercado cripto – é mais benéfico apenas acompanhar a baleia e nadar para longe quando os ânimos começarem a ficar frenéticos na superfície. Saber o momento exato dessa agitação é o grande desafio!

Por isso é importante diversificar a sua carteira para além de apenas Bitcoins. Os tokens são uma ótima escolha para isso!

Acreditamos que a diversificação da sua carteira de investimentos é essencial para evitar grandes perdas e maximizar seus lucros, de acordo com o seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos. É fundamental que você tenha um bom Mindset Cripto para pensar nas estratégias que fazem sentido com o seu objetivo ao comprar criptomoedas.

Se você quer ficar por dentro do universo cripto, siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.