nfts, nft, token, tokenização, dicas nfts, token não fungivel

4 maneiras de usar os NFTs no seu dia a dia!

calendar_month 12/04/2022

Os NFTs estão cada dia ganhando mais e mais destaque ao redor do mundo! O mercado está movimentado, celebridades estão começando a dar atenção para o assunto e criar seus próprios tokens não fungíveis, gerando curiosidade em muitas pessoas.

Entretanto, apesar da popularização do tema, muita gente ainda não entende exatamente o que são os NFTs e formas como eles podem estar presentes em suas vidas.

Neste artigo, listamos 4 maneiras de utilizar os tokens não fungíveis no seu dia a dia. Continue lendo e descubra!

O que são os NFTs?

NFT é uma sigla para Non-fungible Token ou, em português, token não fungível. Tokens são representações digitais de partes de um ativo. Dessa forma, eles podem ser negociados de maneiras mais práticas e acessíveis. Sabendo disso, fica mais fácil entender o tipo de token considerado não fungível.

Basicamente, os NFTs são únicos e não podem ser trocados por outros que são do mesmo tipo, por isso eles representam ativos exclusivos. É o mesmo que qualquer token, mas, geralmente, representa o ativo por inteiro.

Por exemplo, uma obra de arte pode ser um NFT, mas esse NFT será único. No final das contas, é um ativo colecionável digital. Eles costumam ser comparados com “passaportes digitais” porque cada token contém uma identificação única e não transferível para que possam ser diferenciados de todos os demais.

Os NFTs são ativos criptografados na Blockchain com códigos de identificação únicos e metadados que os distinguem de qualquer outro. Diferente dos tokens fungíveis, como as criptomoedas, eles não podem ser intercambiados com equivalência. 

Por exemplo, um Bitcoin é fungível. Se você trocar um Bitcoin por outro, permanecerá com exatamente o mesmo valor. Agora, um quadro do Leonardo Da Vinci trocado por outro, não representa a mesma coisa, você terá algo completamente diferente.

Os NFTs podem representar tanto ativos que são digitais ou ativos reais, como o quadro do exemplo acima. E é exatamente essa propriedade de singularidade que permite com que sejam utilizados como provas de propriedade e autenticidade no mundo digital.

4 maneiras de usar os NFTs no seu dia a dia

Separamos 4 exemplos de como os NFTs podem existir em sua vida no dia a dia. Confira abaixo!

Games

Você já ouviu falar de jogos play to earn?

Como o próprio nome diz, esses jogos são aqueles em que você ganha recompensas ao jogar, utilizando a Blockchain. Podemos dizer que essa modalidade seria uma “mineração divertida”, uma vez que você recebe tokens em troca de algumas horas de gameplay, que podem ser negociados entre os jogadores.

Um grande case de sucesso é o jogo Axie Infinity, que atrai milhões de jogadores por dia e, atualmente. Bilhões de pessoas movimentam e já movimentaram suas contas comprando itens digitais dentro do jogo. Podemos dizer que o jogo é uma mistura de Pokémon e jogos de cartas, em que o jogador recebe recompensas em criptomoedas após algumas horas diárias de gameplay. As criaturinhas do jogo – conhecidas como Axies – são digitalizadas como NFTs.

Moda

Vemos cada vez mais um movimento no mundo da moda – principalmente no mercado de luxo – com grandes marcas criando coleções de NFTs.

Cada vez mais grandes marcas se aproximam do metaverso e exploram as possibilidades disponíveis, como a Nike, a Gap e Dolce & Gabanna, além de outras grandes do mercado de luxo se unem para criar suas coleções de NFTs, como foi o caso da Prada e da Adidas.

Metaverso

O horizonte que se desenha conforme o metaverso vai ganhando espaço está ligado diretamente a outros termos que já têm o seu destaque no mercado, como é o caso das criptomoedas, tokens e a Blockchain.

As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, ou seja, não são emitidas ou regularizadas por nenhum tipo de governo. Por serem ativos digitais com alta especulação, cotados a partir do dólar, podem ser extremamente voláteis.

Se pararmos para pensar no potencial econômico do metaverso, ele é gigantesco. Imagine todo um ambiente virtual novo e inexplorado para anunciar e vender produtos, serviços e até mesmo cosméticos para o seu avatar criado para viver naquele ambiente virtual.

Quando se trata dos tokens, principalmente os NFTs, as criptomoedas, os entusiastas do metaverso olham ele, inicialmente, como um ambiente virtual para que possam fazer transações descentralizadas através da Blockchain.

NFTs de ídolos

Muitas celebridades estão aderindo aos NFTs. Desde participantes de reality show até grandes artistas da música, grande parte deles querem oferecer coleções de NFTs para seus fãs.

Temos exemplos de artistas que já estão criando seus NFTs, como, por exemplo, Shakira, Grimes, Shawn Mendes, Snoop Dogg. Existem até aqueles que, não satisfeitos em usarem os tokens não fungíveis em sua música, levam ela para o espaço, como foi o caso da banda Kings of Leon e seu álbum em NFT.

Viu só como os NFTs estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia? Esperamos que você tenha entendido mais sobre esse tipo de token e como ele está mudando o mercado!

Quer ficar por dentro do universo cripto? Siga a Liqi no Instagram e em nosso canal do YouTube!

Outros artigos

O que é Alienação Fiduciária, Para que serve a Alienação Fiduciária, Como funciona a Alienação Fiduciária nos investimentos, O que é Cessão Fiduciária, Para que serve a Cessão Fiduciária, Como funciona a Cessão Fiduciária nos investimentos, Vantagens e desvantagens da Alienação e Cessão Fiduciária

O que é Alienação Fiduciária e Cessão Fiduciária: para que servem e como funcionam?

“Alienação Fiduciária” e “Cessão Fiduciária”  são dois termos frequentemente utilizados quando o assunto é investimentos e...

17/05/2024

Saiba mais
A relação entre taxa e rating no Descompliqi a plataforma de conteúdos da Liqi com Decio Bapttista

O que é Rating?: taxa, risco e retorno | Decio Bapttista

Decio Bapttista (Sócio Fundador da Liberum Ratings) aborda a função do rating de crédito e sua importância na avaliação do risco associado a...

10/05/2024

Saiba mais
O que é a área de Token Capital Market (TCM) e como está estruturada; Quais são as principais mudanças que a tokenização traz para o mercado de crédito; Quais são os benefícios para as empresas que optam por antecipar seus recebíveis por meio da tokenização; Como funciona a estruturação de crédito usando a tokenização? É diferente das abordagens tradicionais; E como isso se aplica para a securitização; Quais os principais benefícios; Como a Liqi garante a segurança e a transparência das operações de tokenização realizadas em seu mercado; Quais são os critérios utilizados para avaliar a viabilidade de um ativo financeiro para tokenização; Quando falamos em redução de custos, a gente tem como falar mais ou menos; Qual é o papel da regulamentação na promoção do crescimento do mercado de tokenização de crédito; Como a tokenização pode contribuir para a liquidez do mercado de crédito; Qual a sua visão sobre a tokenização enquanto recurso de crédito no Brasil nos próximos anos; Quais são os diferenciais competitivos da Liqi em relação a outras empresas que atuam no mercado de tokenização de ativos financeiros

O potencial do mercado de crédito tokenizado e a área de Token Capital Market da Liqi

André Pina (Chief Business Officer na Liqi) apresenta o que é a nova área de Token Capital Market (TCM), como ela está estruturada, as principais...

08/05/2024

Saiba mais

Saiba das novidades cripto antes de todo mundo!

Assine a nossa newsletter semanal e receba todas as atualizações sobre o mercado que nunca para.